Ribeira do Pombal, município distante 300 km da capital Salvador, festeja nesta quinta-feira (19) aniversário de 86 anos de emancipação política. A data magna foi celebrada na Assembleia Legislativa pelo deputado Marcelo Veiga (PSB), que registrou uma moção de congratulações, “parabenizando a população por tão importante dia na história da cidade”.
Chamado antigamente de “Canabrava de Santa Teresa de Jesus dos Kiriris”, o município teve sua história iniciada a partir de uma aldeia indígena. Veiga conta que, ao longo dos anos, os jesuítas foram erguendo capelas e povoando o local, que foi elevado à categoria de cidade em setembro de 1933.
Na moção, o parlamentar relata ainda que o nome de Pombal foi uma homenagem ao primeiro-ministro do reino de Portugal, Sebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido como Marquês de Pombal.
Atualmente, explica o deputado socialista, Ribeira do Pombal criou autonomia econômica, social e política, “tornando-se uma das cidades polo do Território Semiárido do Nordeste II”. Marcelo Veiga diz que Ribeira do Pombal foi cenário de grandes conquistas e abriga os baianos mais acolhedores e hospitaleiros do Estado. (AL-BA/ Foto Reprodução)