A partir do dia 2 de outubro, todas as solicitações excepcionais de medicamentos à base de canabidiol passam a ser feitas no Portal Único do Governo Federal. Segundo o site Jota, a medida foi divulgada ontem (24), em Brasília, durante reunião da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com o diretor Antonio Barra Torres, a ação visa facilitar o atendimento dos pedidos realizados por médicos e pacientes, além de dar maior transparência ao processo de liberação e autorização pela agência.
Os medicamentos à base de canabidiol tem sido solicitados para atender pacientes com epilepsia, autismo, dor crônica, Mal de Parkinson e transtornos ansiosos. Os pedidos podem ser registrados diretamente no portal elaborado em parceria com o Ministério da Economia.
Desde 2015, a Anvisa já recebeu quase 13 mil pedidos para importação de medicamentos à base de canabidiol, sendo 7.786 solicitações cadastradas. Atualmente, aproximadamente 800 pedidos estão em tramitação na agência. O prazo de avaliação dos processos é de aproximadamente 45 dias. ( Metro 1 )