Mais de 20 expositores, em Alagoinhas, abriram a nova estação com um evento que movimenta o centro da cidade até domingo (29), das 8h às 17h.
O evento, realizado no Mercado do Artesão, faz parte de uma iniciativa de resgate e reativação do espaço enquanto centro de arte e cultura, e chama a atenção para a valorização dos pequenos produtores locais.
“A minha família é uma família de 14 irmãos. Meu pai, um ferroviário, e eu sempre com artesanato e plantas. Aqui temos suculentas, palmeiras, jambo, bromélias, várias espécies. Estou feliz porque estou vendo que o povo está vindo e estávamos esquecidos pelo povo. Quando a gente fala, tem gente que diz ‘eu não sabia nem que isso aqui existia’. Que continue, que a partir de agora todos se juntem, porque isso aqui é um expoente de Alagoinhas”, ressaltou Aylton de Castro, de 83 anos, que lembrou também o funcionamento do espaço há mais de 2 décadas. “Vai fazer 27 anos que inauguramos o Mercado do Artesão, mas eu já vendia plantas, gostava disso, trabalhava na área social, sempre trabalhando com o povo”, pontuou o expositor, que cobrou cuidado, reativação, movimento e atenção para o espaço.
Segundo o diretor de cultura do município, Edson Carneiro, o intuito é promover eventos temáticos periodicamente no Mercado do Artesão, ampliando e trazendo visibilidade às expressões e manifestações da cultura na cidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), que idealizou a proposta, junto aos artesãos, além de fomentar o compartilhamento de experiências e de favorecer a interação, movimentando o espaço, a “Primavera no Mercado” incentiva o consumo consciente, a produção artesanal e a valorização do produto local.
Nesta quinta-feira (26), o evento contou também com uma palestra sobre empreendedorismo em produção cultural e econômica criativa sustentável.
A exposição é aberta ao público e acontece até o dia 29 de setembro. O apoio é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESEP), da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), da Bracell e da Farmácia Verde. ( SECOM )
Confira as fotos: