![[Visitação ao Parque de Abrolhos é suspensa após chegada de manchas de óleo]](https://i0.wp.com/www.metro1.com.br/noticias/82585%2Cvisitacao-ao-parque-de-abrolhos-e-suspensa-apos-chegada-de-manchas-de-oleo-3.jpg?resize=640%2C300&ssl=1)
A visitação ao Parque de Abrolhos, localizado no sul da Bahia, foi suspensa por três dias, desde ontem (3), um dia após a chegada de manchas de óleo na região.
O chefe do Parque, Fernando Repinaldo Filho, informou, em comunicado publicado pelo G1, que a medida deve possibilitar atividades de prevenção, controle e remoção do óleo, além de minimizar riscos à saúde pública.
A suspensão pode ser prorrogada ou extinta conforme as avaliações da evolução das manchas de óleo na região.
As manchas chegaram ao Parque de Abrolhos no sábado (2). A limpeza na região foi feita pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Biodiversidade
Abrolhos é o primeiro Parque Nacional Marinho do país, criado em abril de 1983, e representa um marco para a conservação marinha no país.
São 87.943 hectares que fazem parte da Unidade de Conservação, que ajudam a proteger a região com a maior biodiversidade marinha do Brasil e do Atlântico Sul.
Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o parque tem dois polígonos: um que protege o arco de recifes costeiros localizado entre os municípios de Alcobaça e Prado; e outro a cerca de 70 quilômetros da costa, que engloba o Arquipélago dos Abrolhos – composto pelas ilhas Redonda, Siriba, Sueste, Guarita e Santa Bárbara. ( Metro 1 )