Informação com precisão

Quais são seus direitos e deveres como vizinho?

Foto: Ilustração

Não é incomum ouvirmos histórias de vizinhos que brigaram por conta da construção de muros ou por conta de uma árvore que invadiu o terreno alheio. Algumas vezes, essas brigas ganham proporções gigantes e vão parar na justiça, já que as partes não conseguem resolver o problema amigavelmente.
Para evitar conflitos e saber, exatamente, quais seus direitos e deveres na condição de vizinho, preparamos este artigo, no qual explicaremos como resolver as questões relacionadas as maiores brigas entre vizinhos
Muros
Se o seu terreno e o do seu vizinho é dividido por um muro, o Código Civil é bem claro ao dizer que responsabilidade é dos dois. Logo, se um de vocês quiser aumentar o muro ou colocar cerca elétrica, é interessante conversar antes de fazer a modificação.
Árvores
Muitas casas têm árvores em seus terrenos. No entanto, à medida que cresce, as folhas e galhos podem invadir a casa alheia e brigas podem surgir por esse motivo. Nesses casos, é direito do vizinho pedir a poda rente à divisória, caso a árvore prejudique o imóvel dele. Logo, é seu dever fazer a poda. Não há discussão quanto a essa questão.
Frutos
Imagine que sua árvore dá frutos e alguns deles caem no terreno do vizinho. Parece absurdo brigar por conta de uma fruta, mas muitos vizinhos discutem sobre quem é o dono do fruto. Novamente, neste quesito o Código Civil é bastante claro: se a árvore está em seu terreno, mas o fruto caiu no terreno do seu vizinho, , o fruto pertence ali.
Animais
Os animais são de responsabilidade dos donos. No entanto, não é raro que os pets saiam para dar uma voltinha e acabem no terreno de vizinhos, sendo cuidados por eles até que volte para casa. Com o tempo, essa atitude de generosidade pode se tornar incômoda, caso o pet invada o terreno alheio constantemente.
Como o animal é de responsabilidade do dono, o vizinho não possui o dever de cuidar e zelar pelo animal caso este encontre-se em seu terreno. Portanto, o melhor é que vocês negociem a construção de muros ou a colocação de telas de proteção.

Caso você continue tendo problemas com seu vizinho e deseja entrar na justiça, aconselhamos que peça uma audiência de conciliação logo no início do processo, uma vez
que as divergências podem ser resolvidas sem a necessidade de um processo judicial desgastante.

Da Redação- Luciano Reis Notícias.