O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, opera em alta nesta segunda-feira (13), após seis pregões em baixa, apoiado no cenário relativamente positivo no exterior. (Foto ilustração)
Às 15h23, o Ibovespa subia 1,45%, aos 117.181 pontos. Veja mais cotações.
Entre as principais altas, CSN subia acima de 5% e Via Varejo avançava quase 6%.
Na sexta-feira, a bolsa fechou em queda pelo 6º pregão seguido, com baixa de 0,38%, a 115.503 pontos. Nas parciais do mês e do ano, o Ibovespa acumula queda de 0,12%.
A semana começa mais positiva por causa da expectativa em torno do acordo comercial entre China e Estados Unidos, o que pode trazer algum ânimo para os mercados. A comitiva chinesa liderada pelo vice-primeiro-ministro Liu He deve desembarcar nesta segunda-feira e a previsão é que a “fase 1” do acordo seja finalizada na quarta-feira, com a China concordando em comprar mais produtos agrícolas americanos e implementando reformas, ao mesmo tempo que os EUA concedem algum alívio tarifário aos chineses.
Para analistas, os empecilhos capazes de tirar o brilho da bolsa brasileira no curto prazo são novos indicadores aquém do esperado, a exemplo do que já aconteceu na semana passada, e novas tensões entre EUA e Irã, destaca o Valor Online.
Na cena doméstica, após indicadores macroeconômicos recentes adicionarem algumas dúvidas sobre os próximos passos do Banco Central em relação à taxa Selic, números como IBC-Br, vendas no varejo e números de serviços devem ser monitorados nesta semana. (G1)