As conversas entre o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e o PT, a respeito de uma candidatura à Presidência da República em 2022 se intensificaram nos últimos dias, segundo informou o jornal O Globo nesta terça-feira (28).
Embora não tivesse havido um convite formal, o ex-presidente Lula (PT) e o chefe do Executivo maranhense se encontraram no último dia 18 com a participação da presidente nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann. De acordo com o impresso, durante o encontro, Lula fez a sondagem a Flávio Dino.
Em entrevista ao jornal Valor Econômico nesta segunda (27), Gleisi disse que o partido trabalha com a reedição da candidatura presidencial do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, mas afirmou também que considera o governador do Maranhão como uma alternativa, ressaltando que ele “sempre foi muito leal à causa” do ex-presidente Lula.
Nas próximas semanas, Lula deve encontrar Dino no Maranhão para uma agenda política. Segundo petistas, o apreço do ex-presidente por Dino cresceu em razão da defesa enfática de Lula que o governador fez quando o petista estava preso em Curitiba. Também pesa a favor de Dino seu apoio à ex-presidente Dilma Rousseff durante o processo de impeachment.
Lula não comentou se fez o convite a Flávio Dino para que se filie ao PT e se candidate à Presidência da República pela legenda.
A interlocutores, o governador afirmou que sua estratégia é tirar a esquerda do isolamento e não ficar restrito à bandeira do “Lula Livre”. Ele tem dito que as forças progressistas precisam dialogar e formar uma frente ampla em defesa da democracia. (Política Livre/ Foto Reprodução)