Em meio à turbulenta crise entre o Governo Federal e o Poder Legislativo, agravada após Jair Bolsonaro compartilhar um vídeo em apoio a ato contra o Parlamento na madrugada desta quarta-feira (26), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, se pronunciou.
O líder da Casa afirmou que “criar tensão institucional” não traz nenhum benefício ao país, que necessita de “paz e responsabilidade” para poder avançar.
Maia ressaltou que somente a “democracia” pode compreender as particularidades da sociedade sem o uso da “violência”: “Acima de tudo e de todos, está o respeito às instituições democráticas”.
Só a democracia é capaz de absorver sem violência as diferenças da sociedade e unir a Nação pelo diálogo. Acima de tudo e de todos está o respeito às instituições democráticas.
3.078 pessoas estão falando sobre isso
A mobilização para o ato marcado para o próximo mês começou a ganhar forma após fala do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno. Na semana passada, o general disse a colegas que o governo estava sendo chantageado por congressistas.
A declaração foi dada em âmbito privado, sem que Heleno notasse que havia um microfone aberto, capitando a conversa. Na última terça-feira (25), a jornalista Vera Magalhães, apresentadora do Roda Viva e colunista do jornal Estado de São Paulo, revelou que Bolsonaro compartilhou no WhatsApp um vídeo de convocação para essas manifestações. ( Luciano Reis & Bnews )