Um dos vice-presidentes do Comitê Olímpico do Japão, Kozo Tashima anunciou hoje (17) que seu exame de coronavírus deu resultado positivo, aumentando a preocupação com o surto e as dúvidas sobre a realização dos Jogos de Tóquio em função da pandemia. O evento esportivo está marcado para 24 de julho até 9 de agosto.
Tashima, de 62 anos, assegurou que o seu estado de saúde não é grave. “Tenho febre. Exames mostraram sintomas de pneumonia, mas estou bem. Me concentrarei no tratamento que os médicos me passaram”, afirmou.
O dirigente também é o presidente da Associação Japonesa de Futebol. Ele disse ter viajado para a Europa, onde participou de reuniões com membros da Uefa em Amsterdã, além de ter ido aos Estados Unidos, no período de 28 de fevereiro a 8 de março.
“Em Amsterdã e na Europa, no começo de março, o nível de nervosismo sobre o novo coronavírus não era o mesmo que agora. Todos se abraçavam, apertavam as mãos e se beijavam”, comentou.
Também devido à pandemia, os organizadores da Olimpíada de Tóquio comunicaram mais uma redução no revezamento da tocha olímpica dentro do país.
O início do revezamento no Japão está agendado para 26 de março, na região de Fukushima, e ocorrerá sem a presença de público.