Ícone do site

Alagoinhas: Prefeitura cria comitê e estabelece diversas ações contra coronavírus

A prefeitura de Alagoinhas, no agreste baiano, anunciou na noite desta terça-feira (17) diversas ações de combate à proliferação do coronavírus. A gestão também criou um Comitê Operacional sobre o Coronavírus em conjunto com o Ministério Público do Estado (MP-BA). Em coletiva de imprensa, o prefeito Joaquim Neto detalhou o decreto municipal, publicado nesta quarta-feira (18), que estabelece, entre outras medidas, a suspensão das aulas das redes municipal e privada por 15 dias, podendo ser prorrogada por igual período.

Eventos para público de 50 ou mais pessoas também estão suspensos pelo mesmo tempo. Outra medida se refere a atendimento na rede lotérica, agências bancárias e correspondentes. A entrada ao local será restrita a blocos de até 20 pessoas, mantendo espaço de 1,5 a 2 m por pessoa, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Visitas a estabelecimentos hospitalares e Instituições de Longa Permanência para idosos (ILPI), exceto por indicação médica, também estão suspensas por 15 dias.

Bares, lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos similares deverão observar na organização das mesas a distância mínima de 1,5m a 2m. Outra medida é com relação aos atendimentos nos estabelecimentos de Saúde públicos ou privados, que deverão ser realizados em horários agendados, nos casos eletivos e ambulatoriais, limitando o quantitativo de pessoas em espera, para evitar aglomeração de pessoas.

Também fica determinado que os ônibus coletivos, assim como táxi, veículos de transporte por aplicativo e capacetes de moto-taxistas devem ser higienizados diariamente.

O não cumprimento das medidas será caracterizado como infração à legislação municipal e sujeitará o infrator às penalidades e sanções aplicáveis. Até o momento não há caso confirmado de coronavírus na cidade.

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Bahia Notícias.

Sair da versão mobile