O Alagoinhas Atlético Clube foi a primeira agremiação esportiva profissional da cidade.
Os primeiros sinais da sua criação aconteceu durante uma reunião na Igreja de Santo Antonio, atual Catedral, da qual participaram Frei Virgínio Boavaita, Walter Campos (jornalista), Antonio Pondé (radialista), Osmário Almeida (ex jogador de futebol) e Valdo Souza, compositor do Hino Atleticano musicado por Benigno Santos.
Foto: Reprodução
A ideia ganhou corpo e redundou na constituição do clube, em 02 de abril de 1970, em memorável encontro realizado na sede da LDA – Liga Desportiva de Alagoinhas.
Seu primeiro presidente foi o jornalista Walter Campos.
Com a inauguração do Estádio Antonio Carneiro, em 24 de janeiro de 1971, o clube atendeu ao convite da FBF – Federação Bahiana de Futebol e disputou o campeonato de profissionais, colocando-se entre as principais forças, lideradas por Bahia e
Vitória.
Sagrou-se vice campeão em 1973 com equipe formada por Alex, Hélio, Ênio, Silva Paraíba e Juca; Catu e Dendê; Dida, Carlos Magno, Tóia e Moraes.
Além deste título, o clube carcará foi vice campeão da segunda divisão da FBF em duas temporadas: 1993 e 1998.
Atualmente o clube é presidido por Albino Leite, participou da Copa do Brasil, disputa o campeonato baiano da primeira divisão (suspenso em razão do Covid-19) e integra o Grupo A6 da série D do Campeonato Brasileiro de Futebol, em fase de adiamento ou suspensão.
Da redação- Luciano Reis Notícias. Por Belmiro Deusdete.