Informação com precisão

Bruno Reis lidera cenários nas eleições para prefeito em Salvador

Dois cenários testados pelo Instituto Paraná Pesquisas em parceria com o Bahia Notícias mostram que o vice-prefeito Bruno Reis (DEM) tem mais que o dobro de intenções de votos do segundo colocado, o deputado federal Sargento Isidório (Avante) na corrida pela prefeitura de Salvador. Em um cenário afunilado, com apenas oito candidaturas, o atual vice aparece como opção para 35,5% dos eleitores, frente 16,7% do parlamentar. Mesmo no cenário pulverizado, com 13 nomes, Bruno fica com 31% das intenções de voto contra 12,9% de Isidório.

Foto: Reprodução

O levantamento fez duas pesquisas estimuladas, uma com 13 nomes, todos formalmente lançados pelos respetivos partidos, e outra com apenas oito candidaturas, consideradas com maior musculatura política ou com perspectivas mais sérias de manutenção até o final do pleito. No cenário pulverizado, Bruno Reis lidera com 31% das intenções de voto. Praticamente todos os demais candidatos empatam dentro da margem de erro de 3,5%.


Isidório é o segundo colocado, com 12,9%. A deputada federal Lídice da Mata (PSB) aparece na terceira colocação, com 11%. Outros candidatos não ultrapassam um único dígito nas intenções de voto: Leo Prates (8%), do PDT; Irmão Lázaro (5,5%), do PL; Major Denice (3,7%), do PT; Olívia Santana (3,4%), do PCdoB; Hilton Coelho (2,2%), do PSOL; João Carlos Bacelar (2,1%), do Podemos; e Cézar Leite (1,8%), do PRTB. Eleusa Coronel (PSD), Niltinho (PP) e Celsinho Cotrim (Pros) não atingem 1% das intenções de voto. Para 13,2% dos entrevistados, nenhum dos nomes deveria receber o voto, enquanto 3,9% não souberam ou não responderam. 

Como deve acontecer um processo de afunilamento, foi testado um cenário com as prováveis candidaturas que devem participar do próximo pleito na capital baiana. Mais uma vez, Bruno Reis lidera com uma boa frente. O vice-prefeito tem 35,5% das intenções de voto, enquanto apenas Isidório, com 16,7%, e Lídice, com 12,6% aparecem em embate técnico.


Esse é um cenário que exclui o nome de Leo Prates, aliado de Bruno Reis e apresentado como potencial candidato do PDT. Sem ele, Irmão Lázaro, Niltinho, Bacelar e Celsinho Cotrim, há uma redistribuição das intenções de voto, que beneficiam não apenas os três que aparecem à frente na pesquisa.


Major Denice amplia as intenções de voto para 4,4% e Olívia Santana chega a 4%. Hilton Coelho atinge 2,4% e Cezar Leite 2,3%. Eleusa Coronel fica como opção para 1,1% dos eleitores. Para 15,9% dos pesquisados, nenhum desses nomes deveria ser o voto, enquanto 5,1% não souberam responder.

A pesquisa ouviu 820 eleitores da capital baiana entre os dias 16 e 20 de maio de 2020. A margem de confiança é de 95% e a margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BA- 07354/2020 para o cargo de prefeito.

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Bahia Notícias.