O ministro Bruno Dantas, do TCU (Tribunal de Contas da União), disse na noite de sexta-feira (5) que pode propor aos tribunais de contas do país a consolidação dos dados sobre infectados, recuperados e mortos por Covid-19, para divulgação diária até as 18h, diante do que chamou de “novas dificuldades para divulgar dados nacionais”.
Foto: Ilustração
“Com as novas dificuldades para divulgar dados nacionais de infectados, curados e óbitos da Covid-19, as instituições devem ajudar. Cogito propor ao @TCUoficial e aos tribunais de contas estaduais que requisitemos e consolidemos dados estaduais para divulgação diária até 18h”, escreveu o ministro no Twitter.
Nos últimos três dias, o Ministério da Saúde passou a divulgar os números de mortos e infectados pela Covid-19 por volta das 22h, e não ao redor das 19h como vinha ocorrendo nas últimas semanas. No início da pandemia, na gestão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM), essa divulgação era feita por volta das 17h.
O Ministério da Saúde disse em nota que “analisa e consolida os dados, sendo que em alguns casos há necessidade de checagem junto aos gestores locais”.
Entre terça (2) e quinta-feira (4), o número de registros diários de mortes por Covid-19 no Brasil bateu recordes.
O boletim do Ministério da Saúde desta sexta foi divulgado às 21h41. O Ministério da Saúde confirmou 1.005 mortes decorrentes da Covid-19 no país. Foram registrados nas últimas 24 horas um total de 30.830 casos confirmados da doença do novo coronavírus. No total, o Brasil tem 35.026 mortes decorrentes da Covid-19 e 645.771 diagnósticos.
Ontem, pela primeira vez desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde não informou oficialmente os números totais de casos e mortes relacionadas à doença no país. O site Coronavírus Brasil, criado pela pasta para disponibilizar as estatísticas da Covid-19, exibe a mensagem “portal em manutenção”.
Da Redação- Luciano Reis Notícias, com CNN.