O ministro da Cidadania Onyx Lorezoni (DEM) avaliou um cenário dourado sobre a repercussão da pandemia do novo coronavírus no Brasil. Ele afirmou que o presidente Jair Bolsonaro “deu todas as condições” para que o país enfrentasse a pandemia. O ministro postou em suas redes sociais trecho da entrevista que concedeu à RecordTV.
Ministro Onyx Lorenzoni (foto: Flickr)
De acordo com Onyx, o Brasil tem “uma das menores taxas do mundo” em se tratando de contágio. Não é o que afirma uma das mais respeitadas instituições científicas do mundo, a Imperial College de Londres.
A universidade apontou que o avanço do coronavírus no Brasil indicava, no começo de maio, taxa de contágio de 2,81; a mais alta entre 48 países analisados.
De lá pra cá, a situação do país só tem piorado. Nquele momento, o número de contagiados pela COVID-19 era de 91.589 e os óbitos chegavam a 6.329.De acordo com os últimos dados, o Brasil acumula 1.313.667 casos confirmados da doença, com 57 mil mortes causadas por coronavírus.
Onyx fez a afirmação, de que o país tem a menor taxa de contaminação do mundo, na comparação entre Brasil e Bélgica – Brasil passa Bélgica e é o 6º em número de mortos por COVID-19, em 6 de maio.
Economia
Lorenzoni citou também dados positivos do desempenho da economia brasileira em 2019. Falhas em dados econômicos divulgados pelo governo federale apontadas por reportagem do Financial Times contradizem o ministro.
Segundo a reportagem, as revisões “levantaram dúvida pela primeira vez sobre os dados brasileiros, vistos por muito tempo como um exemplo de transparência entre as nações emergentes”.
Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Estado de Minas.