A Prefeitura divulgou, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), mais um boletim diário com dados atualizados sobre a situação epidemiológica do novo coronavírus em Alagoinhas. Nesta quarta-feira (22), mais 59 pessoas evoluíram para alta, após infecção por COVID-19, e sobe, portanto, para 970 o número de recuperados – o que significa que aproximadamente 73% das pessoas que testaram positivo, no município, não transmitem mais o vírus.
Foto Ilustração
De acordo com a SESAU, 36 homens e 59 mulheres tiveram, hoje, o diagnóstico confirmado para COVID-19; entre os pacientes identificados nesta quarta-feira, com a doença infecciosa viral respiratória, 2 estão internados na UPA e 1 no Hospital Alayde Costa. Os demais permanecem em isolamento domiciliar, monitorados pelas equipes de Vigilância.
Com a atualização, o município registra um total de 25 pacientes internados, entre os casos confirmados para coronavírus: 7 no Hospital das Clínicas de Alagoinhas (HCA), 3 no Hospital do Subúrbio, 1 no Hospital Português, 4 no Hospital de Campanha da Fonte Nova, 4 no Hospital Espanhol, 3 na UPA, 1 no Medtower, 1 no Alayde Costa e 1 no Hospital da Sagrada Família.
Os dados divulgados pela SESAU mostram ainda que Alagoinhas registra 327 casos ativos da doença, no somatório entre todos os pacientes positivados, subtraídos os óbitos e recuperações constatadas.
No que se refere aos casos descartados para coronavírus, a Vigilância informa que 2.164 munícipes testaram negativo para COVID-19 e 1.853 foram excluídos do monitoramento por critério de investigação clínico-epidemiológica. Outras 51 pessoas aguardam resultados do Laboratório Central de Saúde Pública, para onde são encaminhadas as amostras.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que uma série de medidas vêm sendo implementadas para reduzir a curva de contágio da COVID-19 na cidade e salienta que o quantitativo tanto dos casos registrados quanto dos pacientes com amostra negativa para coronavírus são resultado, também, do aumento das testagens – que têm sido realizadas não apenas nas unidades sentinela, mas nos PFS’s em geral – somadas às ações de inquérito epidemiológico nos bairros, que ampliam a detecção precoce da doença.
Segundo a SESAU, a identificação dos casos positivos é fundamental para que o município possa traçar um mapeamento mais preciso do coronavírus e, assim, executar ações para o controle da pandemia. Equipes seguem mobilizadas com ações setorizadas e intensificam as medidas de controle, com a realização de blitz educativa na Central de Abastecimento, nesta quinta-feira (23), e abordagem das equipes de saúde na zona rural, na comunidade do Oiteiro, com aplicação de inquéritos epidemiológicos, no mesmo dia.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde – Vigilância Epidemiológica
Atualização: 22-07-2020
Central de Atendimento COVID-19 Alagoinhas
(75) 99824-0789
(75) 99811-4772
(75) 99707-7942
Confira os dados atualizados nesta quarta-feira (22):