Ícone do site

Atividade econômica não voltou ao nível pré-pandemia em nenhum país

Um indicador criado pela Luohan Academy, centro de pesquisa chinês, para medir o ritmo da retomada da economia mostra que entre 131 países acompanhados diariamente, nenhum retomou o patamar de atividade anterior à eclosão da Covid-19 em seus territórios. A informação é da Folha.

O Pandemic Economy Tracker (PET), idealizado por Michael Spence, vencedor do Nobel de Economia, aponta para recuperações que oscilam entre um mínimo de 82,4% do nível pré-crise no Peru e um máximo de 98,3% na China. Entre esses dois extremos, estão Brasil com uma retomada de 95,8%, Alemanha com 94,8%, Estados Unidos com 92%, Itália com 91,4%, Espanha com 91,2%, Reino Unido com 89,4%, Argentina com 89,2%, Índia com 88,4%, entre outros.

Na análise feita para construir o PET, pesquisadores da Luohan Academy descobriram que, durante a pandemia, a mobilidade tem sido um importante indicador do nível de atividade econômica, capaz de explicar 75% da variação do PIB em muitos países. Desta forma, um dos componentes do índice é o nível de circulação das pessoas. Já os demais são dados que refletem a trajetória da crise, como evolução no número de casos e mortes. ( Metro 1 )

Sair da versão mobile