A Prefeitura divulgou, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), mais um boletim diário com informações sobre a situação epidemiológica do novo coronavírus em Alagoinhas. Dados desta quinta-feira (10) revelam que 15 mulheres, na faixa dos 17 aos 50 anos, e 13 homens, com idades entre 7 e 74 anos, tiveram diagnóstico confirmado para COVID-19. Um dos pacientes identificados, de 63 anos, deu entrada na UPA e foi transferido para o Instituto Couto Maia, em Salvador, e um homem de 67 anos, que também deu entrada na UPA, foi regulado para o Hospital de Campanha da Fonte Nova. Os demais permanecem em isolamento domiciliar, monitorados pelas equipes de saúde, ou seja, foram contatados e orientados pelos profissionais de Vigilância, que seguem mapeando os casos confirmados, conforme protocolos estabelecidos.
Foto Ilustração
Os indicadores mostram também que sobe para 4.884 o número de pacientes recuperados, no município, após contágio por SARS-CoV-2, e Alagoinhas ultrapassa, portanto, uma taxa de recuperação de 95,5%.
A Vigilância informou ainda um novo óbito em decorrência da COVID-19. A paciente do sexo feminino, de 38 anos, foi identificada com eclampsia e evoluiu a óbito no dia 12 de agosto de 2020. A morte foi informada hoje no sistema.
Entre os pacientes diagnosticados com coronavírus, o município totaliza 7 internados: 2 no Hospital das Clínicas de Alagoinhas (HCA), 1 no Instituto Couto Maia, 2 no Hospital Espanhol, 1 no Hospital Santa Izabel e 1 no Hospital de Campanha da Fonte Nova. Outras 119 pessoas aguardam resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), para onde são encaminhadas as amostras.
Com a atualização, cai para 169 o quantitativo de casos ativos – o que corresponde a aproximadamente 3,3% dos pacientes identificados com a doença infecciosa viral respiratória. Essas pessoas devem permanecer em isolamento, porque ainda podem transmitir o vírus.
No que se refere aos casos descartados para coronavírus, a cidade chega a 8.353 moradores que testaram negativo para COVID-19, e contabiliza 2.831 monitoramentos concluídos, após investigação epidemiológica.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, inquéritos epidemiológicos, com a testagem de moradores, vêm sendo realizados na zona urbana e na zona rural, como medida de controle, frente à pandemia. O intuito é detectar pessoas que foram expostas ao vírus, assegurando o isolamento e evitando a propagação do SARS-CoV-2. A SESAU reiterou ainda que profissionais de Vigilância adotam, em integralidade, as normas técnicas emitidas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, no que tange às notificações e indicadores da COVID-19.
Central de Atendimento COVID-19 Alagoinhas
(75) 99824-0789
(75) 99811-4772
(75) 99707-7942
Confira a atualização desta quinta-feira (10):