O número de casos de feminicídios nos seis primeiros meses de 2020, aumentou na Bahia, em comparação ao mesmo período de 2019. Os dados foram divulgados terça-feira (15) pelo Monitor da Violência. De acordo com a ferramenta, foram registrados 57 feminicídios, enquanto o mesmo período do ano passado, foram 48.
Foto : Marcello Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil
A Bahia foi o terceiro estado com mais registrou casos de feminicídios (57), atrás de São Paulo (88) e Minas Gerais (61). Além disso, também foi o 12° estado que mais registrou casos de estupro consumado entre janeiro e junho de 2020: 201 casos, 73 a menos que o registrado no mesmo período do ano passado. Especialistas alegam que a redução se deu em decorrência da pandemia do novo coronavírus, que impossibilitou muitas mulheres de denunciarem o caso à polícia.
Já no Brasil, o número de mulheres assassinadas no primeiro semestre deste ano, teve um aumento de 2% em comparação ao mesmo período do ano passado. A porcentagem corresponde a 1.890 mulheres mortas de forma violenta durante a pandemia do novo coronavírus.
Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Metro 1.