Na manhã desta quarta-feira, (23) a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação contra fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Salvador. A PF cumpre um mandado de afastamento contra um servidor na capital baiana que, segundo a instituição desde 2017 fraudava processos de aposentadoria, alterando o tempo de contribuição.
Foto : Divulgação
“Valendo-se de fragilidade do sistema de cálculo de contribuições individuais, lançava valores bem abaixo do efetivamente devido, permitindo o pagamento de quantias irrisórias para o cômputo de tempo de contribuição, bem como alterava ou incluía vínculos empregatícios fictícios com a mesma finalidade”, diz trecho de nota divulgada pela PF.
A operação é uma ação conjunta da PF com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, integrantes da força-tarefa previdenciária. A Justiça também determinou o bloqueio e sequestro de bens e valores do servidores e de outros investigados.
Outros seis mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos: cinco em Salvador e um em Catu. Os envolvidos responderão por vários crimes, dentre eles, estelionato previdenciário, inserção de dados falsos em sistema informatizado, corrupção passiva e corrupção ativa.
Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Metro 1.