A cidade de Licínio de Almeida, distante 674 km de Salvador, terá apenas um candidato a prefeito nas eleições de 15 de novembro. A informação foi passada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o caso é único no estado. No Brasil, outros 116 municípios registraram apenas um candidato postulando o Executivo local.
Foto: Ilustração
Em Licínio de Almeida, o atual prefeito, Dr. Fred (PC do B) tentará a reeleição pela coligação “Um novo tempo continua”, parceria com o PSD.
Conforme a Lei das Eleições, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um para ser eleito – votos brancos e nulos não contam como válidos.
No caso de municípios com apenas um concorrente, basta um único voto válido para que o candidato seja eleito. Ou seja: Dr. Fred só precisa do próprio voto para assegurar mais quatro anos de mandato.
Um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios demonstrou que a maior concentração de candidaturas únicas ocorre no Rio Grande do Sul, onde 34 cidades tem apenas um candidato. Em seguida, aparecem Minas Gerais, com 20 municípios na mesma situação, e o Paraná, com 17.
Da Redação/Luciano Reis Notícias, com Maisba.com