Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão realizando visitas de casa a casa para realizar o cadastro da população no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta sexta-feira (18), os moradores do Nulce Pereira foram contemplados com as visitas, que continuarão até o dia 29 de dezembro, nos bairros e zona rural.
Foto: Reprodução
O preenchimento do cadastro segue determinação do Governo Federal, que instituiu um novo modelo de financiamento para a Atenção Primária, sendo o cadastramento, a principal estratégia de transferência de recursos para as prefeituras.A medida é fundamental para garantir o cuidado contínuo realizado na prevenção de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, oferta de vacinas, medicamentos, realização de curativos, entre outros serviços.
Os moradores deverão informar o RG ou certidão de nascimento; CPF, cartão SUS e o comprovante de residência em nome do usuário ou de algum parente de primeiro grau. É possível também que uma pessoa da família realize o cadastro dos demais moradores, caso apresente toda documentação. A validação do cadastro será realizada após acesso à unidade de saúde.
Toda a população deve ser cadastrada, até mesmo as pessoas que possuem plano de saúde e aqueles usuários que não utilizam com frequência as unidades de saúde.
A SESAU reforça que as equipes de saúde estão fazendo o cadastro nas residências, seguindo a programação divulgada, mas caso o usuário não possa realizar no dia da visita, deve procurar a sede da secretaria da Saúde, a partir do dia 22 de dezembro, das 8 às 12h. As pessoas que já possuem cadastro realizado pelo agente comunitário não precisam realizar novamente.
Confira as próximas localidades atendidas:
19/12 – Parque São Bernardo – 8h às 12h
Residencial Urupiara – 13 às 17h
20/12 – Comunidade FM – 8h às 12h
21/12 – Residencial Linha Verde – 15h30 às 19h
22/12 – Vila de São Pedro – 15h30 às 19h
23/12 – Novo Horizonte – 15h30 às 19h
Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Secom