Israel está vivendo o sonho de, literalmente, todo o mundo: vacinar todos a população contra o novo coronavírus. Mais de um milhão de pessoas no país já tomaram a dose da vacina Pfizer-BioNTech, que começou a ser aplicada no dia 20 de dezembro. Estão sendo vacinadas, todos os dias, 150 mil pessoas. (Foto ilustração: Primeiro-ministro Binyamin Netanyahu)
Considerando que a população de Israel tem quase 9 milhões de pessoas (o tamanho do estado do Rio de Janeiro, por exemplo) isso representa que mais de 10% dos habitantes já receberam a primeira dose.
A expectativa é de que profissionais da saúde, pessoas com mais de 60 anos e as que se encontram em grupos de maior risco possam receber a segunda dose até final de janeiro.
Segundo o ranking do Our World in Data, que, entre outros estudos, divulga o ranking do avanço da vacinação pelo mundo, Israel está muito à frente da segunda posição, o Reino do Bahrein (localizado na Ásia).A expectativa do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu é de que, em março ou abril, metade da população já esteja vacinada e que, no meio do ano, todos os habitantes do país já tenham recebido, pelo menos, a primeira dose.
Segundo órgãos de direitos humanos e direito internacional, a vacinação também terá de incluir palestinos residentes na Cisjordânia ocupada e na Faixa de Gaza.
No entanto, o governo israelita não começou a vacinação, nem a Autoridade Palestina solicitou o procedimento. (CNN)
Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Bahia na Política