O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), avaliou, em entrevista ao jornal El Pais, a postura antipetista de Ciro Gomes (PDT) como equivocada. Ele reforça que gosta do ex-ministro do seu primeiro governo “de graça”, mas que seus discursos não trarão os resultados que ele espera.
“Não tenho problema com Ciro Gomes. Gosto dele de graça, como disse outras vezes. Mas ele está equivocado e precisa compreender. Ele resolveu engrossar o discurso antipetista achando que vai ganhar votos da direita. Não vai. Isso que é grave”, disse Lula. Segundo ele, o eleitorado que se identifica com os ideais políticos mais alinhados com a direita votará em alguém como o possível candidato João Doria (PSDB), atual governador de São Paulo.
Segundo o ex-administrador do país, o “discurso xenófobo contra o PT” de Ciro vai afastar as pessoas que o apoiam. Ele lembrou da sua terceira colocação no primeiro turno nas eleições presidenciais de 2018, quando ficou com 12,47% dos votos.” Se teve 12% na última eleição ele pode cair”, afirmou.