O neurocientista Nicolas César, autor do livro “Neurociente – Por que algumas pessoas são mais felizes que outras”, afirmou que a Covid-19 também apresenta impacto nas funções neurológicas de pacientes que já tiveram a doença. Recentemente, cientistas e pesquisadores observaram que o vírus Sars-CoV-2 pode ser capaz de infectar os astrócitos, células que ajudam os neurônios a se manterem vivos, causando confusão mental, ansiedade, depressão, dificuldade de raciocínio, perda de memória, falta de equilíbrio, problemas com compreensão, mudanças comportamentais e emocionais.
Em entrevista a José Eduardo na Rádio Metrópole hoje (9), o especialista ligou o alerta sobre esses problemas. “As pessoas podem ter problema de memória, problemas de atenção, problemas de esgotamento mental e ter uma certa confusão mental, não conseguir pensar direito. São sintomas graves e variados quando acontecem”, afirmou.
Ainda de acordo com Nicolas, as sequelas neurológicas após a Covid-19 podem se manifestar de diversas formas. “Essas pessoas tiveram problema de memória de trabalho, que é a memória de curto praz, e problemas na memória de longo prazo. Tiveram problemas tensionantes. Pode ser devido a isso, se você já teve Covid, é bom ficar atento e observar os sintomas, sempre importante fazer esse acompanhamento”, declarou o especialista.
Da Redação/Luciano Reis Notícias, com Metro 1