O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes acusou o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, de ter disseminado informações falsas sobre o STF e a responsabilidade da crise sanitária no Brasil.
Araújo afirmou ontem (10), em seu perfil no Twitter, que o canal de notícias CNN “entendeu tudo errado sobre o Brasil e a Covid-19”. Em resposta a uma reportagem do canal estadunidense sobre a situação da pandemia no país, com o título “Brasil relata o dia mais mortal pela Covid-19”, o chanceler afirmou que a responsabilidade do enfrentamento à pandemia é exclusiva dos governadores dos estados.
“Aqui estão os fatos: Após uma decisão do Supremo Tribunal de abril de 2020, os governadores dos estados – não o presidente – têm, na prática, toda a autoridade para estabelecer/gerir todas as medidas de distanciamento social”, disse o ministro das Relações Exteriores.
Mendes respondeu a publicação afirmando que se trata de uma “fake news”. Ele reforça que o governo federal tem competência para adotar medidas de proteção contra o coronavírus. “FAKE NEWS! Aqui está o fato real: o Supremo Tribunal Federal decidiu que as administrações federal, estadual e municipal têm competência para adotar medidas de distanciamento social. Todos os níveis de governo são responsáveis pelo desastre que enfrentamos”, escreveu.
FAKE NEWS! Here is the real fact: the Brazilian Supreme Court ruled that Federal, State and Municipal administrations have the authority to adopt social distancing measures. All levels of Government are accountable for the disaster we are facing. https://t.co/KY8dB2xbsz
— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) March 11, 2021
Da Redação/Luciano Reis Notícias, com Metro 1