Ícone do site

Entidades rurais se reúnem com empresa Bracell para propor parcerias em Alagoinhas

O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Alagoinhas (CMDS), Adelson Filho, juntamente com a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoinhas (SINTRAF), Edilene Faustino e a presidente da Associação Comunitária dos Produtos de Boa União (APACOBU), Nicácia Pacheco, se reuniram na tarde de terça-feira (14), com Dailson Ramalho, coordenador de Relações Institucionais da empresa Bracell.

O encontro teve como objetivo discutir e propor soluções/ações a partir da responsabilidade sócio ambiental da empresa no tocante aos impactos causados pela monocultura do eucalipto no município de Alagoinhas.
Adelson Filho, abriu a reunião fazendo uma avaliação do sistema florestal na região inclusive reconhecendo o histórico antagônico dos movimentos sociais com as empresas que exploram a atividade da silvicultura no município.

 

Mais que com o passar do tempo podemos perceber o mal necessário que tem sido o eucalipto; obviamente associado ao desenvolvimento sustentável. Entre diversos assuntos abordados o grande intuito é propor parcerias com a empresa nas áreas sociais, ambientais e econômicas, levado em consideração os projetos já existentes da empresa voltado ao desenvolvimento sócio ambiental da mesma, considerando sua responsabilidade com o desenvolvimento das comunidades impactadas pela a atividade. Discutimos a catação de ponteiras, a partir da associações, a criação de um cinturão apícola para sustentação da atividade da apicultura e meliponicultura, cursos, capacitações, treinamentos, projetos ambientais (PRAD, PSA, APP…), assessoria e consultoria para elaboração do plano municipal de desenvolvimento sustentável, parceria com as associações sócio produtiva, convênio com o município para recuperação da estradas vicinais rurais, apoio ao projeto do núcleo de costura do distrito de Boa União, ao projeto DISAI, Ladeira Grande, Unidade de Beneficiamento de Polpa de Frutas do Rio Branco entre outros arranjos produtivos.

 

Adelson Filho, enfatizou o secamento dos rios, córregos, lagoas, riachos além do rebaixamento do lençol freático chamando a atenção de que nem o município muito menos a sociedade civil tem informações hidrográfica da real situação de Alagoinhas, solicitando da empresa apoio para demandar esse tema no Conselho Municipal de Meio Ambiente. Essas ações precisam ser feito em consonância com o CMDS, associações e comunidades locais e a Bracell. A empresa tem assento no referido Conselho Municipal de Meio Ambiente.

 

Feita a exposição das propostas a entidade presentes referendarão o encontro e solicitou de Dailson Ramalho que levasse a demanda a empresa e que possa dá uma resposta em um momento posterior. O representante da empresa se comprometeu em levar todas as demandas e disse está muito feliz com o encontro e que será uma parceria promissora e que a empresa tem avançado nas pautas e realizações com as comunidades e organizações sócias.

Ouça de segunda a sexta-feira, na Rádio Ouro Negro FM 100.5, das 6h às 8h, o Programa Primeira Mão. Participe pelos telefones (75) 3199-0213/ (71) 3838-8807.

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, Ascom CMDS

Sair da versão mobile