Na madrugada de sexta-feira (16) uma nova agência bancária foi explodida por criminosos no interior da Bahia. Por volta das 3h, cinco bandidos fortemente armados usaram caminhonetes e fizeram reféns para atacar a agência do Banco do Brasil em Ubaíra, a 270 km da capital, Salvador.
A ação durou cerca de meia hora. Os criminosos colocaram os explosivos e destruíram completamente a unidade. Durante a fuga, o grupo disparou tiros de fuzis para assustar a população. Depois, liberou os reféns e fugiu no sentido BA-550. Ainda não se tem informação da quantidade levada pelos criminosos.
Foto : Reprodução TV Bahia
Este é o décimo quatro ataque a bancos na Bahia em quatro meses de 2021. E o sétimo apenas no mês de abril, que mantém a média de um ataque a cada dois dias — algo como, “dia sim, dia não”.
Durante todos estes ataques, o modelo tem sido exatamente o mesmo: ação durante a madrugada; uso de explosivos e preferência por cidades pequenas e médias. A polícia suspeita de uma ação coordenada por uma única quadrilha. Especialistas em segurança pública classificam o fenômeno como “Novo Cangaço”, referência direta a ação de banditismo e pilhagem que predominou no sertão brasileiro durante dois séculos.
Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Metro 1