Ouça de segunda a sexta-feira, na Rádio Ouro Negro FM 100.5, com retransmissão pela Rádio Web 2 de Julho, das 6h às 8h, o Programa Primeira Mão, e acompanhe as informações de Alagoinhas, região, da Bahia e Brasil. Participe pelos telefones (75) 3199-0213/(71) 3838-8807.
O Estado da Bahia também é signatário de uma ação conjunta com outros 16 estados, que foi protocolada na sexta-feira (28), no Supremo Tribunal Federal (STF), para suspender as convocações dos seus respectivos governadores pelos membros da CPI da Covid. O objetivo é uma definição jurídica do STF, inclusive porque vários governadores, entre eles o da Bahia, não foram convocados pela CPI.
Foto: Divulgação
Segundo a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), a finalidade é “buscar impedir que o Poder Legislativo federal convoque Chefes do Poder Executivo estaduais para depor em CPIs, haja vista que tal medida viola inegavelmente o pacto federativo e o princípio da separação dos poderes. Assim, a pertinência temática revela-se evidente, já que a convocação de governadores pelo legislativo federal repercute na esfera de interesses dos Estados-Membros, na medida em que vulnera a autonomia dos entes federados”.
Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Cajaíba Notícias