Informação com precisão

Bolsonaro reconduz o ministro Carlos Mário Velloso Filho ao TSE

O presidente da República, Jair Bolsonaro publicou na sexta-feira (30/7) no Diário Oficial da União a recondução por mais dois anos do renomado advogado Carlos Mário Velloso Filho (foto ilustração), de 58 anos, para compor como ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mineiro de nascimento, torcedor do Atlético Mineiro como o pai, Velloso Filho é formado em Direito pela Universidade de Brasília.

Desde 1986, exerce ininterruptamente a advocacia perante os tribunais superiores. Foi vice-presidente da OAB-DF de 2001 a 2003. Desde 1988, integra a carreira de Procurador do Distrito Federal, na qual ingressou por concurso público. É filho do ministro aposentado e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral Carlos Mário Velloso.

A recondução de Carlos Mário é válida a partir da próxima segunda-feira, dia 2 de agosto. “Eu me lembro de quando era bem pequeno e entrava na biblioteca do meu pai, onde ele trabalhava, e ficava folheando os autos, os códigos, os processos que ele ia julgar e gostava”, diz Carlos Mário. Tamanha curiosidade refletia no seu desempenho escolar: “Quando eu cursava o primeiro ano do ensino médio no Colégio Marista de Brasília, existia uma matéria chamada educação moral e cívica. A disciplina era ministrada por um advogado que ensinava a organização judiciária brasileira. Eu era o melhor aluno da turma nessa disciplina”.

Tamanho empenho o levou ao curso de Direito. Carlos Mário se formou em 1986, mesmo ano em que teve início o seu concurso para ingresso na carreira de Procurador do Distrito Federal. Começou sua carreira na PGDF ainda muito jovem, aos 25 anos. A pouca idade não o impediu de lidar com processos difíceis: “É claro que, olhando para trás com a experiência que tenho hoje, talvez eu tivesse dado soluções diferentes em determinados processos, mas nunca houve nenhum problema em virtude dessa pouca idade”. (web)

 

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Bahia na Política