Ouça de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h da manhã, na Rádio Ouro Negro FM 100.5, o Programa Primeira Mão para Alagoinhas, Catu e mais de 40 cidades, incluindo Litoral Norte e Agreste Baiano, Região Metropolitana e Salvador. Participe pelos telefones (75) 3199-0213- (71) 3838-8807- (71) 3641-6000.- (75) 9 8215-3927 (WhatsApp). Você pode ouvir também pelos aplicativos das Rádios Ouro Negro FM e Web 2 de Julho, no Rádios Net, além das lives na página da Rádio Web 2 de Julho, no Facebook e You Tube.
Aconteceu na quinta-feira (4), a abertura da programação coletiva do Novembro Negro, uma iniciativa da vereadora Juci Cardoso que contou com o apoio e parceria da Câmara Municipal de Alagoinhas e do grupo GEPEA (grupo de estudos e pesquisas sobre Alagoinhas).
Ao iniciar o evento, o presidente José Cleto deu boas-vindas a todos e ressaltou: “ Precisamos falar sobre racismo, preconceito e discriminação. Mas, acima de tudo, sobre protagonismo negro e oportunidades, destacando a importância de dar visibilidade a um público que por muitas vezes permaneceu e ainda permanece marginalizado pela nossa sociedade”, passando posteriormente a palavra para a vereadora Juci Cardoso, que assumiu a mesa.
Nas considerações, a veredora ressaltou: “É uma honra fazer parte desse momento. Essa agenda do novembro negro em Alagoinhas começa com um diferencial e com essa proposta de ocupar este espaço institucional que historicamente foi negado à população subalternizada a margem de direitos como a população negra, para podermos dialogar uma vez que a nossa cidade é composta por 82% de negros, conforme o IBGE.”
Ede Ricardo Assis, coordenador geral do GEPEA, discorreu sobre os objetivos do Instituto e complementou: “A gente fica muito satisfeito de estar contribuindo com essa agenda que começa hoje…Estaremos debatendo na semana que vem a história de Almiro Conceição, que foi o primeiro vereador preto operário dessa Câmara”.
Eliana Evangelista e Aline Najara, historiadoras, participaram como convidadas. Durante as falas Aline, direcionando a palavra à vereadora Juci, destacou: “As ações que você vem fazendo, as conquistas que você vem buscando para o povo negro de Alagoinhas são significativas e emergenciais”. Eliana falou sobre a história da cidade e pontuou: “Alagoinhas nunca foi uma cidade de uma população majoritariamente branca. Alagoinhas foi uma cidade de pretos e pardos. Eu acho que isso tem que ser recuperado no seio desses trabalhos”.
A agenda contempla ainda eventos que serão realizados nos dias 11, 18 e 23 de novembro na Casa Legislativa.
O link para assistir o evento na íntegra está disponível no youtube: https://youtu.be/XP9Ft9iMUmg