Informação com precisão

Audiência Pública realizada na Câmara de Alagoinhas, discute política municipal de resíduos sólidos

Foi realizada no dia 25 de novembro, na Câmara Municipal de Alagoinhas, uma Audiência Pública que discutiu o Projeto de Lei n° 24/2021 de autoria do Poder Executivo, que trata da política municipal de resíduos sólidos e do Plano Municipal de gestão integrada de resíduos sólidos da cidade de Alagoinhas, iniciativa dos mandatos das vereadoras Luma Menezes e Juci Cardoso.

A vereadora Luma, ao iniciar a fala, contextualizou a realização do encontro: “Hoje podemos entender como um primeiro momento onde estaremos trazendo aqui explanações tanto sobre a política municipal de resíduos sólidos, como isso afeta diretamente o nosso município com a perspectiva de emprego e renda, com a perspectiva de educação ambiental e de preservação no nosso meio ambiente”.

Compuseram a mesa, além das vereadoras Luma e Juci: James Gautério, Procurador do município, Roberto Torres, vice-prefeito e Secretário de Serviços Públicos, José Santana, representante da UAMA e da CEMID, Professor Nilton Rodrigues, palestrante convidado, Nalisson Santos, mestrando da UNEB, Jonatas Borges, diretor do aterro sanitário/representante da SESEP, Rosameire, representante da Cooperativa Coral e Edmilson, SESEP.

O professor Nilton apresentou a estrutura do Plano Municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, que se resume em 3 etapas: diagnóstico da situação atual dos diferentes tipos de resíduos no município, prognóstico com cenários de geração em um horizonte definido de tempo e a proposições de diretrizes e metas para o manejo adequado dos resíduos sólidos estudados.

Logo após, foi passada a fala para a representação da empresa FELCO FALEIROS Projetos e Consultoria em Engenharia, contratada pelo município em 2019 para a construção do plano de gerenciamento integrado de resíduos sólidos, que apresentou remotamente o resultado do seu trabalho.

O diretor do aterro sanitário discorreu sobre algumas ações que foram realizadas pela prefeitura desde a execução do plano, citando entre outras: a implantação da coleta seletiva iniciando pelos seus órgãos como secretarias municipais e autarquias, os pontos de entregas voluntárias, o fomento à criação e organização de cooperativas e associação de catadores de materiais recicláveis.

Ao final, a vereadora Luma Menezes agradeceu a presença de todos e falou da importância de realizar outros encontros. Como encaminhamento, será formado a partir dos presentes na audiência e outras pessoas que tenham interesse no tema, um grupo de trabalho para aprofundamento e entendimento acerca da atualização do plano a fim de que posteriormente ele seja efetivado.

O público participou ativamente fazendo perguntas e sugestões aos participantes. A audiência na íntegra está disponível através do link: https: https://www.youtube.com/watch?v=nwKQkVh-sVk

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Mariana Villanova
Assessoria de Comunicação – Ascom
Câmara Municipal de Alagoinhas
Fotos – Jhô Paz