Informação com precisão

Inep divulga o gabarito oficial do Enem 2021

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou na quarta-feira (1º) o gabarito oficial das provas do Enem 2021 na página eletrônica do instituto. O resultado será divulgado no dia 11 de fevereiro de 2022. Veja abaixo: (Foto ilustração)

Gabarito oficial – 1º dia: Prova Azul – Prova Amarela – Prova Branca – Prova Rosa

Gabarito oficial – 2º dia: Prova Azul – Prova Amarela – Prova Cinza – Prova Rosa

De acordo com informações do Inep, responsável pela aplicação do exame, 2,1 milhões realizaram as provas do Enem nos últimos dias 21 e 28 de novembro. Este é o menor número de participantes desde 2004. O número total de abstenções foi de 29%, menor que na última edição, mas ainda considerado alto pelo número de inscritos.

Os participantes responderam a 180 questões de ciências humanas, linguagens, ciências da natureza e matemática. O tema da redação deste ano foi Invisibilidade e Registro Civil.

Veja os cadernos de prova:

1º dia: Caderno Azul – Caderno Amarelo – Caderno Branco – Caderno Rosa

2º dia: Caderno Azul – Caderno Amarelo – Caderno Cinza – Caderno Rosa

As notas do Enem podem ser usadas para acessar o ensino superior e participar de programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em instituições públicas, o Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que oferece crédito estudantil.

Polêmicas

A edição do Enem deste ano foi marcada por muitas polêmicas. Cerca de 37 funcionários do Inep pediram demissão às vésperas da prova. Eles alegaram falta de gestão e assédio moral. O diretor do Inep, Danilo Dupas, e o ministro da Educação, Milton Ribeiro, negaram as acusações.

Os dois participaram de audiências para explicar a crise no Inep, mas não esclareceram a presença de um agente da polícia federal na área segura durante a montagem das provas do Enem. (Karla Dunder, do R7)

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Bahia na Política