O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, se prepara para anunciar nesta segunda-feira (21/2) o fim de todas as restrições referentes à pandemia de coronavírus na Inglaterra, como a obrigação de isolamento para pessoas que testam positivo para covid.
A previsão é que o primeiro-ministro deve se reunir com sua equipe pela manhã e anunciar o plano no Parlamento durante a tarde. Seu anúncio deve se restringir à Inglaterra, já que as outras três nações do Reino Unido — Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales — possuem alguma autonomia para definir suas próprias regras.
Johnson disse que o fim das restrições “marca um momento de orgulho à medida que começamos a aprender a viver com a covid”.
No entanto, os planos de Johnson estão sendo criticados por cientistas e pela oposição, que afirmam que ainda é cedo demais.
Johnson disse que seu plano para pôr fim às medidas especiais de pandemia levaria a sociedade “a um retorno à normalidade” após “um dos períodos mais difíceis da história do nosso país”.
Ele afirmou que o que considera um sucesso do programa de vacinação contra a covid colocou a Inglaterra em uma “forte posição para considerar o fim das restrições legais remanescentes”.
O governo britânico diz que a pandemia “não acabou” e que o plano para “viver com Covid” adotará uma “abordagem cautelosa” que manterá “alguns sistemas de vigilância e planos de medidas de contingência que podem ser acionados, se necessário, para responder a novas variantes”. (IG – Foto BBC News)
Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Bahia na Política