Ícone do site

MP aciona governo da Bahia após fuga de presos no Complexo da Mata Escura

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) acionou, nesta segunda-feira (7), o governo do estado e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) após constatar irregularidades na segurança de unidades prisionais do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador. (Foto ilustração: presídio Mata Escura)

No ação, feita pela 4ª Promotoria de Justiça de Execução Criminal da capital, o MP-BA pede que o estado aumente o quantitativo de policiais penais ou agentes penitenciários no Presídio Salvador e na Penitenciária Lemos Brito.

A medida foi solicitada após a fuga de três detentos, na tarde de sábado (5), para atender a uma proporção de cinco policiais para cada detento, de acordo com uma resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).

Ainda segundo o MP-BA, durante fiscalizações, foram identificadas a existência de guaritas e passarelas desativadas, que servem como meios para a chegada de material ilícito, como facas e drogas, nas unidades prisionais e nos arredores dos prédios.

O Ministério Público também afirmou que há ausência de Policiais Militares na segurança externa do complexo penitenciário, por isso também pediu a ocupação imediata da corporação nos postos que estão desativados.

A intensificação da rotina de rondas policiais ao redor das unidades também foi solicitada pelo órgão, bem como a instalação imediata de telas, grades ou alambrados ao redor dos presídios, com altura mínima de cinco metros acima do nível do solo, para evitar que objetos e drogas sejam arremessados.

O monitoramento eletrônico dos arredores dos presídios, com câmeras de segurança, também foi pedido pelo Ministério Público.

Fuga de detentos

Os pedidos do MP-BA aconteceram depois que três detentos da Penitenciária Lemos Brito, que fica no complexo penitenciário, fugiram da unidade na tarde de sábado. Até a manhã desta segunda-feira, o trio não havia sido preso.

Os homens fizeram um buraco na parece de um dos módulos da prisão e seguiram pelo matagal. Um vídeo gravado de dentro da cela mostra o local por onde os detentos conseguiram escapar. Os fugitivos são: Joel Costa Duarte, Flávio Manoel de Jesus Santos e Amilton Silva da Conceição. (Fonte: G1)

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Bahia na Política

Sair da versão mobile