O Podemos vai abrir um processo disciplinar contra o deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como Mamãe Falei. O procedimento será instaurado nesta segunda-feira (7), segundo a presidente do partido, a deputada Renata Abreu (Podemos-SP-Foto).
Em vídeo enviado pela deputada ao Domingo Espetacular, da Record TV, Renata Abreu chamou as declarações de “gravíssimas e inaceitáveis”. Arthur do Val estava na Ucrânia quando foi vazado um áudio em que ele diz que as “ucranianas são fáceis porque são pobres”.
“Ele já retirou a pré-candidatura ao governo do Estado de São Paulo e, nesta segunda-feira, o partido vai abrir um processo disciplinar interno garantindo o contraditório e a ampla defesa, e no final será julgado pelo Conselho de Ética do partido”, afirmou a presidente do Podemos.
Integrantes do alto escalão da legenda esperam que o deputado estadual peça a desfiliação do partido. Além da frase que chama as ucranianas de “fáceis”, o Mamãe Falei deu outras declarações de cunho machista.
“A fila das refugiadas, irmão. Imagina uma fila de sei lá, de 200 metros ou mais, só deusa. Sem noção, inacreditável, é um bagulho fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui”, disse o deputado.
O deputado argumentou que enviou o áudio a um grupo de amigos depois de ter sido questionado por um dos integrantes se as mulheres da Ucrânia eram bonitas. Apesar de reconhecer o erro e falar que foi “moleque”, ele se mostrou incomodado com a repercussão do fato e disse que não queria que a mensagem tivesse vazado. (Alan Rios)
Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Bahia na Política