Na ocasião, a psicóloga Rhane Paula e especialista em violência doméstica abordou o tema: “Saúde Mental das mulheres em situação de violência”, trazendo aspectos relacionados ao adoecimento emocional das vítimas após sofrer abusos.
Os dados apresentados apontam que, segundo a OMS (2013) 35% das mulheres no mundo já foram vítimas de violência física e/ou sexual. Em alguns países esse número pode chegar a 70%, o que implica em dizer que três em cada cinco mulheres foram ou serão vítimas de violência.
A procuradoria especial da mulher da Câmara Municipal de Alagoinhas surgiu a partir da resolução nº 307/2021, constituindo-se como um órgão independente, formado por procuradoras vereadoras. Compõe a procuradoria as vereadoras Luma Menezes (Procuradora Especial da Mulher) e as vereadoras Jaldice Nunes, Juci Cardoso e Raimunda Florêncio (procuradoras adjuntas).
Fotos: Divulgação/Ascom-Câmara Municipal de Alagoinhas
O órgão presta assistência, por meio de encaminhamentos à rede de apoio e proteção, às mulheres vítimas de violência. No encontro, Luma Menezes falou sobre as ações desenvolvidas e atendimentos realizados desde a implantação.
Para contatar a procuradoria da mulher: (75) 33182-3318 (whatsapp e ligação) e procuradoriadamulher@camaradealagoinhas.ba.gov.br, @promulheralagoinhas (instagram).