A coordenação de campanha de Ciro Gomes (foto ilustração) anda preocupada com o humor do candidato à presidência da República pelo PDT. Segundo interlocutores da equipe do ex-governador do Ceará, Ciro tem se mostrado mais irritado que o normal e em certos momentos destemperado. O temor agora é que os episódios de exaltação aumentem com a proximidade do primeiro turno.
Fontes da campanha ouvidas pela reportagem da CNN Brasil afirmam que três motivos principais estariam exaltado mais o pedetista. Primeiro, a campanha de “voto útil” realizada pelo PT, como também, as recentes pesquisas que mostram Ciro estacionado nas intenções de votos e sem possibilidade de atingir dois dígitos no pleito, como na eleição presidencial de 2018.
No entanto, o fato que mais estaria irritando o candidato do PDT vem do Ceará. Ciro se desentendeu com antigos aliados do estado nesta campanha eleitoral, incluindo os irmãos, o senador Cid Gomes, e o prefeito de Sobral, Ivo Gomes. Com a família apoiando o candidato do PT no estado, o presidenciável tem evitado ir a Fortaleza e demais cidades do estado. Mas, ao se afastar de familiares e amigos, Ciro Gomes teria perdido também o apoio daqueles que sempre o ajudaram a moderar o tom.
Durante agenda de campanha nesta sexta-feira (23), Ciro reclamou também do fato de estar sendo atacado nas redes sociais para diminuir o tom de críticas ao ex-presidente Luiz Inácio da Silva e apoiar o candidato.
“Você vê o fascismo de direita e de esquerda querendo calar a sua voz, tirar do povo a liberdade de votar. O sistema é em dois turnos para isso, cada um vota em quem achar melhor no primeiro turno, cada corrente de opinião afirma o seu tamanho”, disse.
A CNN procurou a assessoria de imprensa de Ciro Gomes que, até a publicação desta reportagem, não havia se manifestado sobre o comportamento do presidenciável nos últimos dias. (Larissa Rodrigues)
Da Redação – Luciano Reis Notícias, com Bahia na Política.