Informação com precisão

“Rei das fake news, da estupidez”, diz Lula sobre Bolsonaro em debate

Lula e Bolsonaro se enfrentaram neste domingo (16/10) no primeiro debate presidencial após o primeiro turno

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, de “rei das fake news” durante o debate presidencial deste domingo (16/10). O petista acusou o atual mandatário de ter mentido à sociedade brasileira durante a pandemia da covid-19, além de ter criticado a sua gestão da doença.

“Você é o rei das fake news. É o rei da estupidez. De mentir para a sociedade brasileira. E você mentiu sobre a vacina o tempo inteiro, negligenciou a vacina, e o Brasil hoje carrega a pecha de ser o país que tem mais mortes pela covid. É lamentável”, afirmou Lula durante o debate realizado pela TV Band, o primeiro embate direto entre os dois candidatos após o primeiro turno.

Durante o confronto, os dois presidenciáveis se acusaram constantemente de mentiras. A Lula, Bolsonaro disparou: “não continue mentindo. Pega mal até pela sua idade. Pelo seu passado, eu não vou dizer, que seu passado é lamentável”.

O tema da pandemia foi um dos mais citados no programa. Lula acusou Bolsonaro de não ter visitado familiares das vítimas da covid-19. O presidente, porém, disse que os enterros eram feitos com caixões lacrados e que não era possível ir aos velórios, afirmando que visitou hospitais, apesar disso não ter sido divulgado. Já sobre os vídeos nos quais imita pessoas com falta de ar, o que ocorreu em suas lives, o candidato disse que eles “foram manipulados”.

(Crédito/Foto: Reprodução/Youtube @UOL)

“É mais uma mentira sua. Basta ver o vídeo quando aconteceu a questão da falta de ar. Vocês são especialistas em pegar vídeos, filmes, e cortar o pedaço que interessa para vocês”, afirmou Bolsonaro.

Lula, porém, riu e ironizou. “Você sabe quem é especialista nisso. Você sabe quem é o rei das fake news”, disse o petista.

Como será no dia do segundo turno das eleições

Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas.

Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando “onde votar”.

Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Correio Braziliense