Ícone do site

Posse de João Rabelo na Segov vira prévia da sucessão de Joaquim Neto em 2024, em Alagoinhas

Com a presença de seis pré-candidatos a prefeito da cidade de Alagoinhas (BA), ligados ao prefeito Joaquim Neto, a posse de João Rabelo na Secretaria de Governo na noite de segunda-feira (16) no auditório do Hotel Absolar, acabou se transformando numa prévia do que pode vir a ser a sucessão municipal em 2024. Com o auditório lotado, com mais de uma centena de pessoas em pé, prefeitos, ex-prefeitos, ex-vereadores, vereadores, deputado João Bacelar, deputada eleita Ludmilla Fiscina, o bispo da Diocese de Alagoinhas, Dom Francisco Vidal e centenas de convidados, deram o tom de como será a sucessão no município. Da oposição, apenas o vereador Francisco Thor de Ninha estava presente. Os demais vereadores da bancada de oposição foram convidados, mas com outras agendas previamente acertadas, não compareceram à posse de João Rabelo.

Foto: Vanderley Soares

O vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos, Roberto Torres, os secretários Gustavo Carmo (SEDUC) e Marias das Graças (SECIN), o presidente da Câmara Municipal, vereador Cleto da Banana, o chefe de Gabinete, Raimundo Queiroz, e o próprio empossado na Segov, João Rabelo, compunham o elenco de pré-candidatos.

O primeiro a discursar foi o presidente da Câmara Municipal, vereador Cleto da Banana. Ele destacou a qualidade de João Rabelo, falou de sua importância como aglutinador e relação com os demais poderes através da Segov. Cleto também falou de sucessão. “Nós precisamos quebrar essa máxima de que prefeito que governa por oito anos não faz sucessor, a exemplo do que aconteceu com os dois últimos prefeitos, que não conseguiram eleger sucessores. “Eu tenho certeza que você, Joaquim, vai quebrar essa regra e fazer o sucessor, independente de quem seja o seu indicado”, disse Cleto. O vereador disse também que não é cedo pra falar de sucessão. “O tempo urge, o tempo passa e a sucessão é logo ali”, concluiu Cleto.

Cotado para ser chefe de gabinete da deputada eleita Ludmilla Fiscina, João Rabelo foi convidado pelo prefeito Joaquim Neto a assumir a pasta da Segov. Durante a reunião, João disse que pediu para ligar para a deputada eleita, que ainda não sabia das pretensões do prefeito, e teve sua autorização. Ludmilla não economizou adjetivos a João Rabelo, falou da jornada na campanha eleitoral, de seu empenho e de suas qualidade. “João Rabelo é um homem que merece muitos abraços. Alagoinhas ganha um homem de bem, que vai trabalhar mais e mais por sua cidade”, disse.

O deputado federal João Bacelar (PV), disse que o prefeito não poderia ter escolhido uma pessoa melhor, pois João Rabelo reúne as qualidade e desenvoltura para o cargo que ora está sendo empossado. “João Rabelo é uma figura de caráter, atencioso, dedicado desde a sua juventude como vereador e presidente da Câmara Municipal”, disse Bacelar. O deputado também destacou a pujança de Alagoinhas no cenário. “Esse slogan de Alagoinhas, cidade em movimento, do competente prefeito Joaquim Neto”, concluiu.

O secretário empossado falou de sua alegria ao assumir o cargo, mas também lembrou os desafios. Um deles será costurar a sucessão municipal, e que não vai usar do cargo para se beneficiar politicamente. E que o futuro será reservado a Joaquim em 2026, dando a entender que o chefe do poder executivo sairá candidato a deputado federal. “Joaquim me roubou de Ludmilla, pois era certo que eu estaria com a deputada na Assembleia Legislativa, mas fui convocado pelo prefeito, que transformou a cidade num canteiro de obras”, disse João.

Último a discursar, o prefeito Joaquim Neto fez um grande balanço do evento, citou a importância da presença do bispo Diocesano, Dom Francisco Vidal, falou do Atlético, mas o prato principal era política. Destacou a importância de João Rabelo e falou de sucessão municipal. “Não vou fazer o mesmo que Bill Clinton quando era presidente do Estados Unidos fez. Ele antecipou o nome de seu indicado e começou a ver ruir algumas coisas que lhe eram comum. Até mesmo o cafezinho passou a ser servido frio”, disse Joaquim.

 

Siga o Luciano Reis Notícias no Instagram: lucianoreisnotícias

Curta o Luciano Reis Notícias no Facebook: Luciano Reis Notícias

Siga o radialista Luciano Reis no Instagram: Luciano Reis

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Gazeta Bahia/Vanderley Soares.

 

Sair da versão mobile