Ícone do site

Sintraf-Alagoinhas vai reunir agricultores do município para entrega de equipamentos e debate sobre políticas e tecnologias para categoria

A Direção do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do município de Alagoinhas (Sintraf-Alagoinhas) vai realizar, na próxima segunda-feira (13), às 8h, a sua primeira Assembleia Geral de 2023.

O evento será promovido na sede da entidade, na Avenida Antônio Paulilo Pereira, Jardim Pedro Braga, e contará com agricultores familiares,aposentados, pensionistas, produtores rurais e parceiros. A Assembleia prevê a participação das cerca de 64 comunidades rurais além distritos da cidade.

A programação da assembleia prevê a Feira da Agricultura Familiar e a entrega de equipamentos e implementos agrícolas para os agricultores familiares, a exemplo de caixas d’água para irrigação será também apresentado um microtrator recentemente adquirido com enxada rotativa, encanteirador, roçadeira, carretinha; quer vem fortalecer outros equipamentos já adquiridos pela entidade a exemplo do trator agricola 4×4, batereira de milho e feijão, carretinha agrícola, arado hidráulico, grade niveladora, subsoladror e um kit forrageira.

“Mesmo saindo de um difícil 2022, celebramos a conquista de muitos equipamentos, que serão entregues às comunidades. Assembleia como essa são importantes para nos unirmos, discutirmos as pautas que são do interesse da comunidade rural e socializarmos conhecimentos. Por isso, todos e todas estão convidados”, destacou a coordenadora do Sintraf-Alagoinhas, Edilene Faustino.

Primeira mulher a coordenar a entidade, Edilene registra que seguirá trabalhando pelo fortalecimento do movimento sindical, junto à Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do estado da Bahia (Fetraf) e ao Governo do Estado, e para a defesa das pautas do campo e a superação dos desafios da Política Agrícola brasileira.

Foto: Divulgação

No encontro serão discutidos temas como os Programas Minha Casa, Minha Vida Rural, Nacional de Habitação Rural (PNHR) e Nacional de Alimentação Escolar, a migração de registros para o novo Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e a demarcação das terras das três comunidades remanescentes quilombolas de Alagoinhas, ainda não reconhecidas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

“Precisamos seguir trabalhando para fiscalizar o que está disposto em lei e regulamentado, para garantir os direitos fundamentais dos trabalhadores. Só conseguiremos isso com transparência e em comunhão. O sindicado precisa sempre encampar a defesa da manutenção com qualidade do trabalho no campo e da sucessão familiar rural com dignidade. Se o campo não planta, a cidade não janta”, ressalta o assessor técnico do Sintraf-Alagoinhas, Adelson Filho.

Estão também previstos na programação da assembleia, café da manhã e almoço coletivos, momentos culturais e um leilão para os participantes, além de momentos para prestação de contas das ações desenvolvidas pelo Sintraf-Alagoinhas em 2022 e planejamento das iniciativas previstas para este ano.

 

Siga o Luciano Reis Notícias no Instagram: lucianoreisnotícias

Curta o Luciano Reis Notícias no Facebook: Luciano Reis Notícias

Siga o radialista Luciano Reis no Instagram: Luciano Reis

 

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Ascom.

Sair da versão mobile