Ícone do site

Ardagh Metal Packaging realiza iniciativa inédita com catadores em Alagoinhas

Totalmente patrocinada pela AMP, a ação em parceria com o Pimp My Carroça beneficiará 31 catadores de latas de alumínio locais, promovendo a importância da reciclagem e da economia circular

 

A Ardagh Metal Packaging (AMP), uma das líderes globais na produção e venda de embalagens de alumínio para bebidas, leva à cidade de Alagoinhas uma ação que transformará a vida de 31 catadores locais. A iniciativa foi idealizada em parceria com o Pimp My Carroça, um movimento que atua desde 2012 na luta por mais visibilidade e geração de renda de catadoras e catadores de materiais recicláveis por meio da arte, sensibilização e participação coletiva. O evento será realizado em 25 de março, na Coral, uma cooperativa local de reciclagem de latas, com uma oficina inédita para reforma das carroças, palestras educativas sobre o meio ambiente e economia circular, entre outras atividades.

A oficina contará com a participação dos 31 cooperados de Alagoinhas, que terão cinco carroças reformadas e dez carroças novas, além de diversos voluntários da Ardagh. “Esse projeto pioneiro faz parte do nosso objetivo em contribuir com o impacto social e econômico em torno da reciclagem, valorizando o trabalho das cooperativas e de seus catadores. Com a ação, buscamos promover empoderamento e bem-estar à comunidade local, reafirmando nosso compromisso com a sustentabilidade em todas as regiões que atuamos”, explica a diretora de sustentabilidade da AMP, Elisangela Matos.

Foto: Reprodução

Ao longo do evento, diversos catadores se reúnem em um espaço ao ar livre e suas carroças recebem reformas estruturais de funileiros e borracheiros, enquanto se escolhe qual artista fará a arte da carroça, bem como as cores, desenhos, frases. Ou seja, tudo é definido em conjunto. Enquanto a carroça fica mais segura, funcional, personalizada e bonita, diversas atrações culturais e educativas ocorrem simultaneamente.

A ideia é que o catador e seus familiares possam aproveitar um dia de arte, lazer e entretenimento gratuitos. Ainda durante o evento são oferecidos atendimentos de saúde e bem-estar, ao longo do dia, como médicos, massagistas, cabeleireiros, psicólogos e até veterinários ficam à disposição dos catadores. “Estamos muito felizes que essa iniciativa chegou à Alagoinhas, permitindo melhores condições de trabalho e renda aos nossos cooperados. Certamente será um evento inesquecível. Uma conquista que traz muita visibilidade ao nosso trabalho e nos empodera”, comemora Rosa Meire de Queiroz, sócia-fundadora e presidente da cooperativa Coral, que recebe a ação em Alagoinhas, na Bahia.

Ao final, profissional da reciclagem recebe uma carroça novinha em folha e pintada por um grafiteiro. O catador também recebe um kit de segurança, composto por itens como boné, capa de chuva, fitas refletivas e outros equipamentos, que ajudam no dia a dia da coleta pelas ruas e estimulam o uso de EPI – Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Por seu ineditismo, a ocasião contará com a presença do Mundano, artista reconhecido internacionalmente por seu grafite e ativismo socioambiental, e que é fundador do Pimp My Carroça.

Panorama da reciclagem e da economia circular no Brasil

Não há dúvidas sobre a importância da reciclagem. De acordo com dados da Abralatas, o Brasil reciclou 98,7% das 33 bilhões latas consumidas em 2021. Um índice que coloca o país anualmente como um campeão mundial de excelência em economia circular.

Conforme indica o Anuário da Reciclagem de 2022, nota-se cada vez mais a relevância da economia circular e da logística reversa para a manutenção da sustentabilidade do planeta e, principalmente, a importância que os catadores e suas organizações têm para a cadeia da reciclagem.

Segundo o anuário, num país com a dimensão do Brasil, que ainda convive com problemas de descarte indevido de resíduos e coleta seletiva incipiente em muitas regiões, acompanhar e incentivar o trabalho das associações e cooperativas ainda se faz extremamente necessário.

No refere aos avanços sustentáveis no país, o documento aponta que é preciso incorporar os catadores nos debates e na construção das estratégias que buscam materializar a economia circular, tanto para protagonizar esses profissionais como elementos-chave do processo, quanto para valorizar a experiência e o conhecimento que eles adquiriram no contato direto com os materiais.

Sobre a Ardagh Metal Packaging (AMP)

A Ardagh Metal Packaging (AMP), uma empresa Ardagh Group, é uma das líderes globais na produção e venda de embalagens de alumínio para bebidas, com três unidades de produção no Brasil – fábricas de latas em Jacareí (SP) e Alagoinhas (BA) e uma fábrica de tampas em Manaus (AM). O escritório central está localizado em São Paulo. Globalmente, a AMP opera 24 instalações de produção nas Américas e Europa, empregando 5.800 funcionários e com receita de US$ 4 bilhões em 2021. A AMP é controlada pela Ardagh Group, que possui 75% dessa empresa e é listada na Bolsa de Valores de Nova Iorque sob o código AMBP. Para mais informações sobre a Ardagh Metal Packaging no Brasil, acesse: www.ardaghmetalpackaging.com/brazil-pt.

 

Siga o Luciano Reis Notícias no Instagram: lucianoreisnotícias

Curta o Luciano Reis Notícias no Facebook: Luciano Reis Notícias

Siga o radialista Luciano Reis no Instagram: Luciano Reis

Da Redação- Luciano Reis Notícias.

 

Sair da versão mobile