A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (SEDEA), destaca importantes ações em prol do meio ambiente em Alagoinhas/Bahia e diálogo com a iniciativa privada para fomentar a geração de empregos na cidade.
Durante entrevista ao radialista Luciano Reis, no site Luciano Reis Notícias, o titular da pasta, secretário Bruno Fagundes, discorreu as ações das duas pastas para promover melhorias para a população.
“A gente tem algumas ações, dentre as várias que já fazemos na pasta de meio ambiente. Existe uma delas, que precisamos destacar neste ano de 2023, entre elas, o PSA- Plano por Pagamento por Serviços Ambientais, é algo que estávamos trabalhando desde 2017. A Lei por Pagamento de Serviços Ambientais, foi aprovada na Câmara Municipal de Vereadores em 2019. Alagoinhas, é umas das primeiras cidades da região a ter uma legislação específica sobre isso. Já foi regulamentada, temos decreto que regulamenta a lei, e estamos estudando para a implantação do Plano de Pagamento por Serviços Ambientais em Alagoinhas”, disse o secretário.
Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Alagoinhas, Bruno Fagundes. Foto de capa: Luciano Reis
Temos outra ação importante, em prol da natureza que precisamos destacar, que é o trabalho de Estudo e Pesquisa no que se refere a preservação dos mananciais de Alagoinhas.
“Alagoinhas é conhecida como cidade das águas, que tem na água, o seu principal marketing, é importante mantermos e fazermos jus. Temos feito estudos em todas as áreas de preservação de Alagoinhas, e este ano, estamos contratando um Estudo Hidrológico- O estudo da água na Terra e tem como objetivo examinar as propriedades da água, as maneiras pelas quais ela é distribuída e os efeitos da água na superfície da Terra, a fim de entender os sistemas complexos e interconectados que ditam a vida na Terra, feito por uma equipe de geólogos para a Lagoa do Mato”, destacou Fagundes.
DESASSOREAMENTO DE RIOS E LAGOAS DE AlAGOINHAS
“É o que chamamos de limpeza dos nossos rios. É um processo importante, sobretudo quando chega a época do ano, com o aumento do índice pluviométrico, com a vinda das chuvas, a gente termina tendo alguns problemas”, acrescentou.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO/INSTALAÇÃO DA DORE REFRIGERANTES EM ALAGOINHAS
Na entrevista, o secretário detalhou o processo de andamento de instalação da Dore Refrigerantes em Alagoinhas.
“Nós estamos numa situação confortável em relação a implantação da Dore Refrigerantes em Alagoinhas”.
Bruno Fagundes deu ênfase para ampliação do diálogo com setores empresariais de todo o Estado, nas parcerias que devem ser construídas para a instituição de uma política de desenvolvimento econômico com bons resultados para a população alagoinhense.
O diálogo, segundo Fagundes, vem sendo construído a partir das reuniões com dirigentes das empresas, após manifestarem interesses em instalar suas unidades em Alagoinhas. Para ele, é importante a elaboração de um plano de desenvolvimento econômico com a participação do setor produtivo que é responsável pela geração de receita privada – geração de empregos, e receita pública, que chega aos cofres da União, dos Estados e dos Municípios por meio dos tributos.
“Outro grande investimento em Alagoinhas, é a vinda da VCA- Construtora e Incorporadora, de Vitoria da Conquista, situado no sudoeste baiano, que já tem área comprada em Alagoinhas. Estará iniciando nos próximos meses, as obras de um empreendimento imobiliário. A previsão, é que a VCA invista nos próximos 10 anos, R$ 300 milhões e gere cerca de 300 empregos em Alagoinhas”, comemorou.
Ouça à íntegra da entrevista do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Alagoinhas, Bruno Fagundes ao radialista Luciano Reis:
Siga o Luciano Reis Notícias no Instagram: lucianoreisnotícias
Curta o Luciano Reis Notícias no Facebook: Luciano Reis Notícias
Siga o radialista Luciano Reis no Instagram: Luciano Reis
Da Redação- Luciano Reis Notícias.