Ícone do site

Hospital Regional da Chapada investe em treinamento da equipe e sensibiliza famílias para ampliar a doação de órgãos

O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido através do Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pelo financiamento de 88% dos transplantes no país. Neste cenário, Hospital Regional da Chapada (HRC), unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e gerida pela Fundação Fabamed, tem feito a sua parte para ampliar a doação de órgãos no país.

A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) promoveu um curso teórico e prático sobre protocolos e testes realizados para constatação da morte encefálica, como o eletroencefalograma. O curso ministrado pela técnica da Sesab, Patrícia Prado, reforçou a importância do diálogo contínuo com os familiares dos pacientes, bem como as rotinas e protocolos que possibilitam, por meio da sensibilização, a concretização da doação de órgãos e tecidos para transplantes.

Fotos: Divulgação

O presidente da Fabamed, Jose Saturnino Rodrigues, destaca que a doação de órgãos é um ato de solidariedade que proporciona o prolongamento da expectativa de vida de pessoas que precisam de um transplante, permitindo o restabelecimento da saúde e, por consequência, a retomada das atividades normais.

“O transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para pessoas que precisam de doação. Precisamos reforçar a importância do gesto de doação, com informações capazes de sensibilizar a população em favor deste ato de amor e solidariedade, que é salvar uma vida”.

Unidade de referência – No HRC, a população encontra atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, ambulatório, dentre outros. A unidade tem perfil assistencial de hospital geral, oferecendo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento médico em urgência e emergência clínica, traumato-ortopédica e psiquiátrica, internação hospitalar nas especialidades de clínica médica, cirúrgica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva, consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais, procedimentos de diagnose e terapias.

Foto: Divulgação

Siga o Luciano Reis Notícias no Instagram: lucianoreisnotícias

Curta o Luciano Reis Notícias no Facebook: Luciano Reis Notícias

Siga o radialista Luciano Reis no Instagram: Luciano Reis

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Ascom/Andrea Sued.

 

 

 

Sair da versão mobile