Informação com precisão

Associação denuncia matança de cães e gatos por envenenamento em Alagoinhas

Por Luciano Reis Radialista/DRT-8242/BA

 

Entidade publicou imagens de um cão e uma gata, mortos após terem ingerido veneno.

 

A Associação de Proteção Animal e Meio Ambiente (APAMAM), que cuida de animais abandonados, utilizou o seu perfil no Instagram, para denunciar uma matança de cães e gatos, por envenenamento, no município de Alagoinhas/Bahia.

A postagem, mostra imagens em que um cão da raça Pinscher e uma gata, foram encontrados mortos , supostamente após terem ingerido veneno de rato, popularmente conhecido como “chumbinho”.

Segundo a entidade, os animais foram encontrados sem vida na Rua Holandesa, no bairro Jardim Petrolar, nos dias 31 de março e 1º de abril. Eram animais que moravam em residências, nessa rua, cuidados e alimentados por suas tutoras.

Foi encontrado no local, pela tutora do cão, um pedação de carne com veneno.

Fotos: Reprodução/Instagram/APAMAM

Quem tiver qualquer informação que ajude a desvendar atos criminosos contra animais em Alagoinhas, pode fazer uma denúncia anônima, através dos telefones (75) 9 9910-1292 (Polícia Militar-WhatsApp), 181 (Polícia Civil), (75) 9 8803-5349 (Associação de Proteção Animal e Meio Ambiente- WhatsApp).

Para que a associação protetora, continue cuidando dos animais abandonados na cidade, pessoas que amam a causa, podem fazer doações financeiras por meio do Pix: 39.371.242/0001-27, ou material de limpeza e ração na sede da Guarda Municipal, localizada no Conjunto Inocoop 1, Rua B, bairro de Alagoinhas Velha, próximo ao Hotel Absolar.

A meta é conseguir principalmente ração, pois a reserva não atende as necessidades de consumo diário dos cães e gatos.

Segundo a entidade, os animais foram encontrados sem vida na Rua Holandesa, no bairro Jardim Petrolar, nos dias 31 de março e 1º de abril. Eram animais que moravam em residências, nessa rua, cuidados e alimentados por suas tutoras. Foto: Reprodução/Instagram/APAMAM
Foi encontrado no local, pela tutora do cão, um pedação de carne com veneno. Foto: Reprodução/Instagram/APAMAM

Maus tratos contra cães e gatos

A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. A partir de agora, quem cometer esse crime será punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.
A referida legislação alterou a Lei 9.605/98, que dispõe sobre os crimes contra o meio-ambiente, fauna e flora e prevê pena de detenção de 3 meses a 1 ano e multa, no caso de crime de maus-tratos contra animais.

Veja o que diz a lei:

Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.

Dos Crimes contra a Fauna

Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.

§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

§ 1º-A Quando se tratar de cão ou gato, a pena para as condutas descritas no caput deste artigo será de reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda. (Incluído pela Lei nº 14.064, de 2020)

§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

 

Abril Laranja- Prefeitura de Alagoinhas realiza Campanha contra a Crueldade Animal

 

Embora muitas pessoas ainda não saibam, existe um mês dedicado especialmente à prevenção e combate à crueldade com os animais; é o Abril Laranja. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), trouxe a campanha para a cidade de Alagoinhas, com o objetivo de informar e sensibilizar a população a esta causa, gerando uma mudança de comportamento.

Haverá palestras educativas, pontos para adoção responsável e para doação de itens para animais em situação de acolhimento, campanha de vacinação e exposição de grupos protetores de animais. A iniciativa conta com o importante apoio da vereadora Luma Menezes, que destinou emenda de R$20.000 para a realização da campanha.

Bruno Fagundes, titular da SEDEA, explica que o problema de abandono e maus-tratos traz problemas de cunho sanitário, para a saúde dos animais e também dos seres humanos, além de superlotar as instituições de abrigo de animais. “O corpo de fiscais e de engenheiros ambientais da SEDEA percebeu o aumento nas denúncias de maus-tratos e abandono de animais. Isso nos motivou a começar esse movimento, para garantir o bem-estar e saúde humana e animal, além de reduzir custos da administração pública com a diminuição do número de animais em abrigos, que recebem subsídios da prefeitura municipal”, acrescenta Fagundes.

A campanha quer mostrar que os seres humanos são responsáveis por oferecer aos animais cuidado e carinho; e isso não se refere apenas a cachorros e gatos, mas a todas as espécies – domésticos, silvestres, nativos ou exóticos. Mesmo aquelas pessoas que não tenham afinidade com bichinhos de estimação, por exemplo, precisam ter empatia e respeitar os animais ao seu redor, sem submetê-los a atos de crueldade.

Crime

O Abril Laranja é embasado em leis que protegem os animais e que consideram crime ações de crueldade e maus-tratos. Tanto a Lei Federal de Crimes Ambientais (9.605/1998) quanto a Lei Municipal 2.463/2019 descrevem as práticas que configuram maus-tratos aos animais e impõem penalidades aos que os praticam. As penas podem ser de multas, reclusão por até cinco anos, e proibição de guarda.

É importante salientar que os maus-tratos contra animais não se configuram apenas como agressão física. De acordo com a legislação, qualquer ação que coloque em risco a integridade física e/ou emocional do animal é considerada como maus-tratos.

Veja abaixo algumas formas de crueldade previstas em lei:

  • Abandonar o animal.
  • Ferir, mutilar, envenenar, castigar.
  • Manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene.
  • Não abrigar do sol, chuva ou frio.
  • Não alimentar, não dar água, negar assistência veterinária se preciso.
  • Não atender aos cuidados mínimos necessários com os animais.

Programação

As ações da campanha Abril Laranja em Alagoinhas acontecerão no dias 13, 14 e 15. Confira a seguir:

13/04 – 15h –  Câmara de Vereadores

Abertura da campanha com entrega de medalha Maria Sinforosa de Oliveira

14 e 15/04 – De 8h às 12h –  Estacionamento da Prefeitura

Exposição de animais para adoção com a oferta de brindes.
Vacinação antirrábica (SESAU-VISA).
Stand para recebimento de doações de mantimentos e itens de higiene para os animais em situação de acolhimento.
Exposição dos grupos de protetores de animais – ANJOS DE QUATRO PATAS, CASTRA 10 e CUIDA BEM DE MIM.
Exposição de apoiadores (patrocinadores do ramo pet).

Palestras para estudantes (Dia 14):
9h: Cuidado com os animais – Médico Veterinário – Salão Verde
9h: Cuidado com os animais – Biólogo Eng° Ambiental – Salão Verde

 

Siga o Luciano Reis Notícias no Instagram: lucianoreisnotícias

Curta o Luciano Reis Notícias no Facebook: Luciano Reis Notícias

Siga o radialista Luciano Reis no Instagram: Luciano Reis

Ouça de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h da manhã, na Rádio Ouro Negro FM 100.5, o Programa Primeira Mão, para Alagoinhas, região, Catu e mais de 80 cidades, incluindo os municípios do Litoral Norte e Agreste Baiano, Região Metropolitana e Salvador.

Participe pelos telefones (75) 3199-0213- (71) 3838-8807- (71) 3641-6000.- (75) 9 8215-3927 (WhatsApp). Você pode ouvir também pelos aplicativos das Rádios Ouro Negro FM e Web 2 de Julho, no Rádios Net, além das lives na página da Rádio Web 2 de Julho, no Facebook: https://www.facebook.com/radio2dejulho e YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCfYzDju7325ZmPFHb35mI9g

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias.