O ex-parlamentar, que era filiado ao PDT, faria 38 anos nesta quarta-feira (10)
Morreu na manhã desta terça-feira (9), no Rio de Janeiro, o ex-deputado federal David Miranda. O ex-parlamentar, que era filiado ao PDT, faria 38 anos nesta quarta-feira (10).
Miranda estava internado desde o dia 6 de agosto de 2022 para o tratamento de uma infecção gastrointestinal. Ele foi alvo de infecções sucessivas, em um quadro de septicemia.
Vida política
David Miranda foi eleito, em 2016, o primeiro vereador LGBT da cidade do Rio de Janeiro. À época, ele era filiado ao Psol. Em 2019, ocupou a vaga do deputado federal eleito Jean Wyllys, que decidiu não assumir o mandato e deixou o país devido a ameaças de morte.
Em setembro de 2022, a Justiça Eleitoral homologou a renúncia à candidatura de Miranda, após a família do parlamentar anunciar a desistência da disputa para a Câmara dos Deputados em razão da internação. Ele pleitava a reeleição.
Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados
O deputado era casado com o jornalista americano Glenn Greenwald, que confirmou a morte de Miranda nesta manhã em seu Twitter. “Sua morte, hoje cedo, veio após uma batalha de 9 meses na UTI. Ele morreu em completa paz, cercado por nossos filhos, família e amigos”, escreveu.
“A vida de David foi extraordinária em todos os aspectos. Sua mãe morreu quando ele tinha 5 anos, deixando-o órfão no Jacarezinho. Mas uma vizinha linda e compassiva, Dona Eliane, o acolheu apesar de ter 4 filhos e da profunda pobreza, tornou-se sua mãe, deu-lhe uma chance de vida”, completou o jornalista.