Após a conclusão da primeira etapa do Projeto de Castração Amigo Pet, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou os resultados positivos da execução. Desde o mês de outubro, o órgão tem se dedicado a realizar os procedimentos a fim de fazer o controle populacional de cães e gatos, através da esterilização permanente (castração), minimizar a superpopulação de animais domésticos e errantes no município, além de minimizar acidentes antirrábicos, acidentes de trânsito e maus-tratos.
O projeto teve início em 24 de outubro de 2022 , com as inscrições presencial e virtual para tutores e animais. No final das inscrições foram cadastrados 1.069 animais, sendo 453 cadastros presenciais e 616 virtuais. Após avaliar os critérios preestabelecidos para validação do cadastro do tutor e do animal, 381 animais foram inaptos e 688 aptos para a castração. Entre os aptos, 286 são da espécie canina e 402 da espécie felina.
Foto: Getty Images/iStockphoto
A execução das castrações teve início em 11 de novembro de 2022, para a 1° parte da primeira etapa do projeto foram encaminhados 100 animais distribuídos entre cadela, cão, gata e gato, para cada clínica veterinária cadastrada (Small Pet, Planet Pet e Castra Pet) totalizando 300 animais.
Também foi realizada uma 2ª parte da primeira etapa para atender 61 animais que não foram atendidos no primeiro momento. Dessa forma, a etapa inicial do projeto foi encerrada em 26 de janeiro de 2023 com 302 animais castrados. A execução das castrações da 2° parte da primeira etapa iniciou-se em 13 de março encerrando em 30 abril de 2023.
Atualmente a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), iniciará a segunda etapa para cadastro para de tutores e animais do Projeto de Castração Amigo Pet no dia 05 de junho e seguirá até dia 16 de junho.
Siga o Luciano Reis Notícias no Instagram:lucianoreisnotícias
Curta o Luciano Reis Notícias no Facebook: Luciano Reis Notícias
Siga o radialista Luciano Reis no Instagram: Luciano Reis