Em atendimento ao requerimento nº 019/2023, de autoria do vereador Anderson Baqueiro, foi realizada no dia 14 de junho, na Câmara Municipal de Alagoinhas, audiência que discutiu políticas públicas de combate à obesidade infantil e adulta no município.
O presidente Cleto da Banana, ao abrir a audiência, destacou: “Esta Casa, mais uma vez, está na vanguarda do debate público e abre suas portas para a discussão séria e profunda de tema tão relevante, que não pode ser secundarizado e muito menos ser objeto de qualquer tipo de preconceito”.
Fotos – Jhô Paz
Compuseram a mesa, além do vereador Anderson Baqueiro, que conduziu a audiência: Pedro Julião, fundador e presidente da ABRAÇO (Associação Brasileira de Combate à Obesidade), Rafael Bastos, nutricionista da Policlínica Municipal de Alagoinhas (representando a secretária de Saúde, Laína Passos), Paula Amorim, nutricionista e coordenadora de alimentação escolar da Secretaria Municipal da Educação (representando o secretário Gustavo Carmo), José Santana, presidente da Associação dos Diabéticos de Alagoinhas (Adia), Elis Rejane, nutricionista clínica, professora e orientadora de estágio nutrição do CETEP, e Renata Fortaleza, psicóloga.
Pedro Julião, especialista em nutrição, fisiologia e metabologia do esporte pela USP, médico de família e comunidade e emergencista do SAMU, discorreu sobre o tema “obesidade é doença crônica”, palestra magna realizada na ocasião.
O vereador Anderson Baqueiro ao final, ressaltou: “Eu propositadamente deixei para falar por último. A obesidade é uma doença que atinge 20% da população. A OMS faz uma projeção de que até o ano de 2030 50% da população estará acima do peso, com sobrepeso ou obesa. Realmente é uma estatística que preocupa”, complementando:
“Estamos com um projeto de lei para ser lido criando a política municipal de combate à obesidade infantil e adulta em Alagoinhas, para que possamos primeiro firmar a política como tema importante e central no debate e também no orçamento da Casa. Quando trazemos o debate ao parlamento precisamos firmar como política pública”, ressaltou.
Participaram instituições de ensino, entre elas a Faculdade Santo Antônio, Cetass, Faculdade Santíssimo e representações da sociedade civil.
Assista na íntegra a audiência pública clicando neste link.
Veja imagens da audiência pública abaixo:
Siga o Luciano Reis Notícias no Instagram:lucianoreisnotícias
Curta o Luciano Reis Notícias no Facebook: Luciano Reis Notícias
Siga o radialista Luciano Reis no Instagram: Luciano Reis
Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas