Ícone do site

Consórcio Luz de Alagoinhas vence o Leilão da Parceria Público-Privada da Iluminação Pública

A proposta vencedora do Leilão da Parceria Público-Privada da Iluminação Pública de Alagoinhas foi a do Consórcio Luz de Alagoinhas, formado pelas empresas Enel X Brasil e SELT Engenharia. O valor apresentado foi de R$ 375.486,86, com um deságio de 46,65%, ou seja, uma diferença negativa entre a oferta e a cotação real do investimento.

“Agora que o martelo foi batido, vamos comemorar porque Alagoinhas, além de ser a cidade das águas, vai ser a cidade da luz, com uma verdadeira revolução no nosso Parque de Iluminação Pública, em que todas as lâmpadas de vapor de sódio serão trocadas pela tecnologia LED, mais eficiente e econômica. Além disso, vai sobrar mais da metade do recurso CIP para a gente poder fazer maiores investimentos que beneficiarão diretamente a população”, destacou o Chefe do Executivo Joaquim Neto.

Foto: Divulgação-Secom/Alagoinhas

O momento histórico aconteceu na manhã desta sexta-feira, 07 de julho, na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), com a participação de 4 proponentes e a presença de uma comitiva do município, formada por uma equipe da prefeitura e 9 vereadores.

O evento pode ser conferido na íntegra neste link: https://www.youtube.com/watch?v=jCZ73SuVQok

“O Executivo teve a ideia, fez o projeto e a Câmara aprovou de forma unânime”, informou o presidente da Casa Legislativa José Cleto. “Hoje avançamos nesse processo e o município vai economizar naquilo que gasta para manter o seu Parque de Iluminação, com um valor menor e uma qualidade maior”, complementou.

O vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos Roberto Torres ressaltou que “Alagoinha só tem a ganhar com a nova empresa que deve assumir a rede de iluminação pública, em breve. A cidade ganha com o valor e com a qualidade da iluminação. Agora, a população já pode comemorar por essa grande conquista!”.

A PPP é a maior ação do governo Joaquim Neto e entrará para a história da cidade, com a modernização dos mais de 20 mil pontos de iluminação pública, a redução de 1000 toneladas de CO2, a execução de projetos de iluminação especial em locais de grande relevância histórica e cultural, e a implantação de um Centro de Controle Operacional para gestão do Parque de Iluminação.

O Vice-presidente de Governo Caixa, Marcelo Bomfim, fez uma declaração elogiosa à gestão municipal, citando o prefeito Joaquim Neto como um visionário. Ele destacou a questão ambiental, que será beneficiada com a modernização da rede de iluminação pública, reiterando os 72% de economia gerada. “Serão quase 1000 toneladas de CO2 reduzidas, o equivalente a 16 mil árvores. Esse número é espetacular e mostra a grandeza desse projeto”. A Vice-presidente Agente Operador Caixa, Luciola Aor Vasconcelos, fez também um pronunciamento reverenciando a importância da PPP para a sociedade.

O contrato terá duração de 13 anos, com investimentos na ordem de R$ 30 milhões pelo parceiro privado, com o aprimoramento da estrutura do centro urbano, mais segurança para a população e a melhoria dos serviços, com uma significativa economia para os cofres públicos. O investimento de 10% feito pela Prefeitura também será ressarcido.

De acordo com o Secretário Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República, Marcus Calvancanti, a orientação do presidente Lula e do Ministro Rui Costa, “é trabalhar com o setor privado, naquilo que é viável, para aumentar a eficiência na prestação dos serviços públicos. A determinação é que a gente não utilize as concessões como forma de arrecadar dinheiro, mas a fim de aumentar os investimentos. Os dados já demonstram que a economia está voltando a crescer”.

Na ocasião, o envelope 3, com a documentação do consórcio vencedor, também foi aberto. O mesmo será analisado e, dentro de um período de 30 dias, a proposta será homologada, iniciando o processo da PPP.

Também participaram do evento, além de técnicos da Prefeitura, o secretário de Governo João Rabelo, a secretária de Planejamento Virgínia Porto, a secretária da Fazenda Roseane Santos, o procurador Hilton Ribeiro, o presidente da Comissão da PPP Robério Souza e a deputada estadual Ludmilla Fiscina. Junto com o presidente José Cleto, fizeram-se presentes os vereadores Djalma Santos, Anderson Baqueiro, Luciano Almeida, Raimundo Santos e as vereadoras Juci Cardoso, Luma Souza e Raimunda Florêncio.

Fotos: Cauê Diniz/B3

Fique por dentro do que acontece em Alagoinhas, região e na Bahia. Siga o perfil do Luciano Reis Notícias no Instagram.

Você tem alguma reclamação de sua cidade, do seu bairro ou deseja anunciar sua empresa no Luciano Reis Notícias, entre em contato através do nosso WhatsApp (75) 9 9978-5119.

 

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias,  com Secom-Alagoinhas.

Sair da versão mobile