A Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital do Subúrbio (HS) foi empossada esta semana, em solenidade que contou com a presença de representantes do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), gestores do hospital e profissionais de Enfermagem. A cerimônia de posse ocorreu no auditório do HS, reunindo os membros que agora integram a Comissão por um período de três anos.
“Desejo votos de boa sorte, persistência e justiça. A Comissão de Ética não tem a função de punição, mas de educar e orientar. Sabemos que erramos como seres humanos e que somos limitados. A Comissão atua na elevação do nível de conhecimento quanto à nossa responsabilidade no ato de cuidar e, por isso, ajudará a melhorar o cuidado com o paciente a partir de ações educativas”, afirmou o diretor técnico do HS, Rogério Palmeira. Para a gerente de Enfermagem do HS, Rucelly Finamori, “a Comissão exerce grande importância dentro do hospital pois está relacionada à qualidade da assistência prestada pelos profissionais. Com função educativa, consultiva, de orientação e vigilância no exercício ético e disciplinar dos profissionais, ela contribuíra de forma relevante para a qualidade da assistência de enfermagem, com respeito à vida, seriedade e justiça”.
Foto; Divulgação
A Comissão é composta por Herbet da Hora Queiroz, Lídia Leonídia Sant’Ana Neta, Noemi Rodrigues Braga, Larissa Freitas Guimarães, Rafaela Nascimento Ribeiro, Mércia Cristina Ferreira de Araújo, Levi dos Santos França, Rafaela Luciano de Jesus, Victoria Roberta Silva Santos, Paula Beatriz da Paz Sacramento Luz. “Atuar na Comissão de Ética para o bom exercício da profissão é um trabalho bonito e voluntário. Desejamos que atuem na educação continuada, fazendo análises, de acordo com a necessidade da instituição. Tenho certeza que esta Comissão dará bons frutos”, declarou a presidente do Coren-BA, Giszele Paixão.
Em sua fala, o presidente da Comissão de Ética de Enfermagem do HS, enfermeiro Herbet Queiroz, falou sobre o comprometimento do grupo para o aprimoramento dos protocolos assistenciais e o estímulo à educação continuada. A Comissão de Ética é um órgão representativo do Coren-BA nas questões éticas dos profissionais de Enfermagem, responsável por identificar as ocorrências éticas na instituição de saúde, receber denúncias, propor e participar de ações preventivas e educativas. (Ascom)
Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Bahia na Política.