O Sistema de Reconhecimento Facial (RF) da Secretaria da Segurança Pública auxiliou na localização de um foragido da Justiça pelo crime de estupro de vulnerável. O flagrante aconteceu em Pojuca, município localizado na Região Metropolitana de Salvador (RMS).Com mandado expedido pela 2a Vara Criminal de Valença, o homem foi flagrado pelas câmeras inteligentes da Secretaria de Segurança Pública. Na ocasião, equipes da PM foram acionadas e verificaram os documentos, encaminhando o procurado para a Delegacia Territorial de Pojuca.
Foto: Alberto Maraux
Em Salvador, guarnições do Batalhão Gêmeos foram acionadas após alerta da tecnologia. O foragido da Justiça por roubo foi apresentado na Polinter, onde o mandado de prisão foi cumprido.
Com os dois casos, o RF da SSP alcançou 380 foragidos da Justiça em 2023. Os flagrantes aconteceram em 31 cidades da Bahia. No acumulado, entre dezembro de 2018 (data de implantação da tecnologia) e 1° de agosto de 2023, o equipamento ajudou a encontrar 955 pessoas que possuíam mandados de prisão.